[ciência aberta]Casos concretos em que o acesso fechado é um obstáculo

Jean Carlos Santos jeancarloscid em gmail.com
Domingo Novembro 2 14:17:19 UTC 2014

Bom dia, pessoal

Acho que é a primeira vez que me manifesto na lista, embora eu acompanhe as
discussões há algum tempo aqui. Gostaria de parabenizá-los pela iniciativa
de criar o grupo e incentivar o debate sobre o tema.

Fico pensando como o bloqueio de acesso aos artigos impacta os
pesquisadores de universidades que não têm os recursos  e as políticas para
aquisição de periódicos que as universidades estaduais paulistas possuem.

Tenho amigos que estudam na Uni. Federal do Piauí que têm muita dificuldade
de acessar as publicações recentes na área deles (genética), principalmente
porque os pesquisadores da universidade basicamente só tem à sua disposição
o Portal da Capes. A universidade não possui muitos recursos para investir
na aquisição de outras publicações não cobertas pelo Portal.

Muitas vezes eles acabam me pedindo para tentar baixar através da Unicamp e
enviar o artigo por e-mail. O que eu acho curioso, para não dizer
incoerente, é que a grande maioria dos artigos que eles me pedem para
baixar são de autores brasileiros que publicaram em periódicos
internacionais de acesso pago, que nem ao menos estão disponíveis pelo
Portal da Capes.

Everton, sobre o portal que você sugeriu, tem Open Access Button
https://www.openaccessbutton.org/

Abs

Em 2 de novembro de 2014 11:15, Everton Zanella Alvarenga <tom em okfn.org.br>
escreveu:

> Caros,
>
> uma amiga postou agora em seu facebook
> <https://www.facebook.com/haydee.svab/posts/734800243260792> um caso
> concreto em que ela precisa ter acesso a um artigo científico, mas precisa pagar
> 30 euros <http://inderscience.metapress.com/content/a7m314bu3rte2cb4/>
> por ele. A Haydee lembra das condições financeiras de um jovem pesquisador,
> o que acho que não difere para a maioria aqui (cheguei até a fazer um
> relato
> [...]

*Jean Carlos Ferreira dos Santos*
Doutorando em Política Científica e Tecnológica (Unicamp-DPCT)
Graduado em Ciências da Informação e Documentação (USP-FFCLRP)
GEICT - Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia