[ciência aberta][okfn-br] Casos concretos em que o acesso fechado é um obstáculo

Domingo Novembro 2 14:56:50 UTC 2014

Em 2 de novembro de 2014 12:40, Raniere Silva <raniere em riseup.net> escreveu:

> Olá Everton,

> Isso depende muito do país onde você mora. Se você mora na Rússia, China ou
> Oriente médio muito provavelmente seu governo não dá a mínima para o
> direito
> autoral internacional e você não vai ter grandes problemas em piratear
> qualquer
> tipo de conteúdo.
>
> Já se você morar em outros países você pode ter sérios problemas como é o
> caso
> do Diego Gomez [1] e do Aaron Swartz.

Raniere, a troca de artigos científicos e outros conhecimentos que violam
as leis de direitos autorais não se restringe a esses países que falou. De
fato, alguns países são mais rigorosos, mas a troca continua existindo
neles, sim. Casos como o que citou servem apenas para fortalecer uma
política do medo por parte de quem tem poder.

E essa troca não não vai deixar de existir, para mim por razões como as que
o Lessig explica em seu livro "Cultura Livre", só que no contexo da cultura
americana, que para mim é algo mais universal, em alguns aspectos,
principalmente a cultura do remix.

Sobre traduzir o site, primeiro temos que ver se quem mantém a plataforma
em inglês está disposta a deixar o projeto de fato localizado, pois não é
só traduzir, tem que localizar o software. Eu pensei até em fazer algo como
o Commons (commons.wikimedia.org), quando acessamos num país, ele mostra na
língua mãe. Não sei se é minha prioridade puxar isso agora, para mim
deveria partir de alguém mais envolvido com o acesso e produção do
conhecimento científico, mas concordo que a OKBR deveria dar todo apoio a
esse tipo de iniciativa.

O Edgar havia enviado apensa para a lista da OKBR apenas. Ele citou em
seguida o http://sci-hub.org/

"Que possui uma série de túneis passando por instituições que possuem acesso
a revistas fechadas, e o sistema escolhe alguma das conexões que torna o
artigo acessível.

Mas o reddit.com/r/scholar também funciona bem, sempre que coloquei algo lá
consegui o artigo. Apenas pode demorar mais que uma solução como sci-hub ou
libgen."

Tom