[ciência aberta]Apresentação Viviane Toraci

Viviane Toraci vivianetoraci em hotmail.com
Quarta Setembro 17 12:28:57 UTC 2014

Oi, sou Viviane Toraci, nova integrante da lista Ciência Aberta. Sou doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco e minha tese tem como título "Comunicação Científica na Sociedade em Rede: uma Plataforma de Ciência Aberta para o Brasil". A tese está em fase final de escrita, pois minha banca de defesa será em dezembro deste ano.
Envio em anexo o texto da introdução da tese (Por uma mente aberta), o qual relata meus interesses e como o trabalho está estruturado. O ponto principal da tese foi inserir as discussões sobre o desenvolvimento da Ciência Aberta no contexto governamental - no Brasil e no mundo - e propor uma plataforma para o Brasil, utilizando o termo como "plataforma política" (agenda de discussões) e "plataforma como infraestrutura de comunicação em rede" (algo complementar à Plataforma Lattes com possível desenvolvimento pelo CNPq).
Apresentei em agosto no XII Congresso da Associação Latinoamericana de Investigadores de Comunicação (ALAIC) o artigo que discute de forma resumida minha ideia da plataforma como infraestrutura, o qual também envio em anexo. E publiquei um artigo comparando as políticas de acesso aberto no Brasil e na Espanha - fruto do meu doutorado sanduíche nesse país.
Tenho interesse em ampliar as discussões sobre o desenvolvimento da Ciência Aberta, tocando principalmente na relação com o poder público, chamando-o a suas responsabilidades como um dos principais financiadores da ciência.
Gostaria muito de ouvir a opinião do grupo sobre a minha proposta de tese, desde já comprometendo-me a disponibilizar o texto completo após a realização da banca. E espero poder contribuir com o crescimento e fortalecimento do grupo.
Viviane ToraciDoutorandaPPGCOM-UFPE