[ciência aberta]Apresentação Viviane Toraci

Renata Aquino raquino em gmail.com
Quinta Setembro 18 00:19:01 UTC 2014

Oi Viviane

Seja bem-vinda! Que bom ver uma colega da área de humanas por aqui!
Também tenho contigo as experiências de ensino de publicidade e
passagem por editoras, acho que essas experiências especificamente dão
uma visão do dilema que é a "necessidade x possibilidade do acesso
aberto ao conhecimento" como poucas outras.

Gostei muito dos seus materiais e especialmente quando cita nos teus
escritos as possibilidade das redes sociais de divulgação científica

Pela primeira vez, o grupo de pesquisadores com costumo realizar
cursos em um dos maiores congressos da área de educação, conseguimos
aprovar um curso sobre redes sociais científicas e suas
possibilidades. E tá no currículo: "dilemas éticos" em relação a
acesso aberto e comercialização de pesquisas científicas
(http://pesquisaeducacao.wordpress.com/2014/08/31/minicurso-abed-torne-se-um-autor-no-google-academico-e-outras-redes-sociais-cientificas/).
Já vou levar indicação de leitura seu artigo Espanha x Brasil

Temos trabalhado lá na FEAAC/UFC com o Ethos da British Library
(http://ethos.bl.uk/) mapeando lado a lado no Mendeley com o banco da
CAPES. Ele tem um modelo de cobrança por "digitalização de tese". No
repositório da PUC-SP, o autor de teses antigas tinha que digitalizar
e enviar o conteúdo para ser distribuiído livremente. Enfim, modelos
vários e anacronismos dos repositórios.

Acho que a tomada de posição política mesmo em relação à questão do
acesso aberto é a linha forte a se seguir mas que na minha área de
pesquisa, a educação, ainda não é, infelizmente, uma ideia com muitos
adeptos. São poucos os professores, especialmente em educação básica,
prontos para compartilhar produções. Produção de conhecimento
científico online em redes, então, ainda é ideia nova. Penso em fazer
um pós-doc no futuro examinando algumas dessas questões.

Continue trazendo novidades do seu trabalho

[]s

—
Renata Aquino Ribeiro