[ciência aberta]Apresentação Viviane Toraci

Alexandre "asm" asm em member.fsf.org
Quinta Setembro 18 09:44:53 UTC 2014

Seja bem vinda Viviane! :D

Não vou opinar sobre seu material porque não li tudo ainda. Mas posso
adiantar que o pouco que li, eu gostei. =)

Em 17 de setembro de 2014 21:19, Renata Aquino <raquino em gmail.com> escreveu:

> Temos trabalhado lá na FEAAC/UFC com o Ethos da British Library
> (http://ethos.bl.uk/) mapeando lado a lado no Mendeley com o banco da
> CAPES. Ele tem um modelo de cobrança por "digitalização de tese". No
> repositório da PUC-SP, o autor de teses antigas tinha que digitalizar
> e enviar o conteúdo para ser distribuiído livremente. Enfim, modelos
> vários e anacronismos dos repositórios.

Olá Renata,

Você é aqui da UFC? Se for, você seria a terceira pessoa desse GT aqui do
Ceará. Já dá pra pensar em organizar um evento. =)

A propósito, não entendi qul o propósito do mapeamento "lado a lado no
Mendeley com o banco da CAPES". Tu poderia falar mais sobre isso?
De qualuer forma, me parece estranho que estejamos falando ciência
livre/aberta, mas estejamos dando prioridade a ferramentas não-livres,
mesmo quando se tem ferramentas livres similares.Afinal, porque se adotar o
Mendeley (uma ferramenta não-livre pertecente a Elsevier; uma editora que
tem tomado iniciativas na contra-mão da liberdade do conhecimento
científico), em vez do Zotero.org (uma ferramenta livre, que pode ser
melhorada livremente)?

Abraços!
asm
--