[ciência aberta]Cadernos de Pesquisas Abertos (Open Science Notebook) - matemática pura e áreas afins

Raniere Silva ra092767 em ime.unicamp.br
Quinta Setembro 11 23:53:49 UTC 2014

> A propósito, o Raniere recentemente entrou em contato com um pessoal da
> Wikimedia (acho que desenvolvedores da mediawiki) a respeito de
> numeração automática de equações e referências cruzadas para as
> equações. O primeiro ainda não existe, mas as referências para as
> equações já existe.
>
> Eu considero a numeração automática essencial.
>
> Raniere, que tal resumir a conversa que tiveste recentemente?

(Um não tão breve resumo da conversa)

Durante minha passagem em Porto Alegre três semanas atrás, logo depois do
encontro de Ciência Aberta no Rio, eu, o Rafael e o Fabio conversamos sobre o
uso de caderno de pesquisas abertos para a área de matemática e física, mais
especificamente sobre o projeto Wikipedia na Universidade [1] no qual o Rafael e
o Fabio tinha colaborado e é uma ótima forma de iniciar os alunos nessa prática
(digo, por que não manter seus cadernos de notas de aula abertos?).

Eu já havia tentado utilizar LaTeX + Git [2, 3] mas não consegui muitos
colaboradores e gosto de acreditar que o motivo disso é a curva de aprendizado
horrível de LaTeX + Git (i.e., não dá para você ensinar isso em 10 minutos e
esperar que o aluno comece a colaborar). Uma alternativa a LaTeX + Git seria
utilizar a Wikipedia mas o Rafael e o Fabio reclamaram muito da falta de
referência cruzadas.

Eu tenho colegas trabalhando no suporte ao MathML nos dois principais web
browsers atuais (Firefox e Chrome) e alguns destes também são contribuidores do
MediaWiki (o software que roda a Wikipedia). Resolvi perguntar para eles se
realmente não existia o suporte de referência cruzadas ou nós apenas não
sabíamos onde procurar. Eles me deram algumas dicas que resumi em [4]. Não é tão
fácil e versátil como o LaTeX mas resolve um dos problemas que existia: você não
poder escrever, por exemplo, "Integrando a equação (1.2.3) chegamos a ..." sem
muitas dores de cabeça.

Como o Rafael já falou, o MediaWiki precisa de melhorias para suportar numeração
automática. Um outro ponto que precisa ser melhorado é o suporte nos navegadores
web ao MathML porque atualmente o MediaWiki utiliza imagens para as equações o
que impede de você copiar parte dela, de fazer buscas e também aumenta o tempo
para carregar a página.

Raniere

[1] https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Wikip%C3%A9dia_na_Universidade
[2] https://github.com/r-gaia-cs/solucoes_ms550_f520