[ciência aberta]Cadernos de Pesquisas Abertos (Open Science Notebook) - matemática pura e áreas afins

Anne Clinio anneclinio em gmail.com
Sexta Setembro 12 01:13:08 UTC 2014

Olá,

Bem, caderno de pesquisa aberto é o tema da minha pesquisa de doutorado
então obviamente eu quero colaborar/participar dessa iniciativa de alguma
maneira. Eu não tenho intimidade alguma com a área de matemática, mas o que
eu preciso entender são os problemas informacionais relacionados com a
prática dos cadernos abertos, não o conteúdo em si. Está rolando bem na
química até agora, que é a área do Jean-Claude Bradley, autor do conceito.

Por hora, talvez eu possa agregar informações sobre a ideia, os problemas
que ele pretendia resolver. Estou me dedicando a essa parte mais histórica
e observando ainda sem muita metodologia algumas iniciativas que parecem
estar nessa linha. Segunda-feira, vou conversar com a Sarita sobre fazer a
tese em aberto, pois preciso tomar algumas precauções ou pelo menos ter
consciência de quais problemas posso ter na universidade com essa opção.
Mas a minha intenção é criar uma pesquisa na wikiversidade (pra ontem).

Estou dando uma atenção especial ao Open Notebook Science Challenge, que o
JCB promoveu e resultou, entre outras coisas, em um livro sobre
solubilidades a partir do trabalho dos alunos de graduação. O Peter me
apresentou a um químico chamado Sven Kochmann que quer promover pesquisa
aberta entre alunos de graduação. É melhor entender como foi feito antes do
que reinventar a roda. E o meu interesse é acompanhar essa experiência e
observar ao vivo e a cores!

Parece ser bem mais simples promover cadernos de pesquisa aberto entre
alunos de graduação do que na pós. O ambiente é menos competitivo, as
recompensas são outras. É um momento essencialmente de aprendizagem então o
medo de errar ou de se expor também estão minimizados. Estava pensando em
buscar algum material de "introdução" à pesquisa aberta no CTA / Rafael
Pezzi ou pelo Daniel Mietchen. Se alguém tiver outras dicas, seria ótimo.

Na área da matemática, localizei até agora o Polymath Project (
http://michaelnielsen.org/polymath1/index.php?title=Main_Page) e o notebook
de um matemático chamado Dror Bar-Natan, que compartilha fotos de anotações
de pesquisa, escritas à mão, e de rascunhos desenvolvidos no quadro negro
de seu escritório - http://katlas.math.toronto.edu/drorbn/AcademicPensieve/

Vamos nos falando? ;]

abs