[ciência aberta]Cadernos de Pesquisas Abertos (Open Science Notebook) - matemática pura e áreas afins

Anne Clinio anneclinio em gmail.com
Sexta Setembro 19 19:49:34 UTC 2014

> Oi Anne! :)

Oi Asm e Raniere! Desculpem a demora! ;]

> Bem, nesse primeiro momento meu interesse é mais técnico. Busco
> ferramentas com características técnicas adequadas pra se fazer anotações
> matemáticas.

-- Por acaso apareceu na minha timeline hoje esse tweet. Vc conhece? Mais
um pensando em notebook e matemática. ;]
[From: Jeremy Ruston @Jermolene]
@michael_nielsen doh! Apologies. I’m hoping TW5 will resonate with the open
science notebook community - especially once it does math :)

> Num segundo momento, gostaria de me concentrar na elaboração de
> treinamentos ao estilo do que é feito pela SoftwareCarpentry.org, com foco
> no conceito de OSN.

-- Se o convite estiver aberto, gostaria de participar. O Sven está
querendo criar uma plataforma aberta para "pka prediction" (constante de
acidez?) com alunos e estamos pensando como introduzir a ideia, mobilizar e
estabelecer a dinâmica de trabalho... Tem um rascunho aqui do que está
sendo pensado e discutido. https://t.co/EBA65O8hG2. Além disso, eu tô
estudando como o JCB fez o ONS Challenge com os alunos dele...

-- IPython notebooks, nunca vi, nem comi, eu só ouço falar, risos. Confesso
que ainda não cheguei aí. Sobre o JCB, eu tenho alguma coisa organizada
aqui (https://www.zotero.org/anneclinio/items/collectionKey/9RMZWSIB) e
muitas outras por organizar.

Minha sugestão é o texto " Collaboration using Open Notebook Science in
Academia (
http://media.wiley.com/product_data/excerpt/36/04706380/0470638036-1.pdf),
essa entrevista (
https://www.zotero.org/anneclinio/items/collectionKey/9RMZWSIB) e os vídeos
do canal dele no Youtube (https://www.youtube.com/user/jeanclaudebradley).
Particularmente, esse aqui é vapt vupt e dá um panorama das ideias dele -
Open Notebook Science in 15 minutes -
https://www.youtube.com/watch?v=_LE36oSy8n0&list=UUjO1WRo1DwajWoU8JduKFHw

O Abdo fez uma seleção de links interessantes[
> http://pt.wikiversity.org/wiki/Manual_de_Ci%C3%AAncia_Aberta#Wikipesquisas]
> que talvez pra vocês.

-- Boa lembrança, mas eu já vi e algumas coisas eu até inseri e editei.

> <3 +1

-- Não andou muito. Deu aquele frio na barriga. A proposta inicial foi
escolher um capítulo como teste. Mas vai andar porque marcamos outra rodada
de conversa na semana que vem e o Antonio Lafuente, meu orientador no
sanduíche, está amarradão na ideia.

> [...]
> alertar para o potencial risco do roubo de ideias; aliás, algo não muito
> incomum no campo da matemática (conheço um exemplo relativamente próximo).
> De uma forma ou de outra, a maioria deles sugeriram que seria uma boa ideia
> linkar um caderno de anotações no ato do depósito de uma publicação no
> arxiv, numa espécie de processo de pesquisa semi-aberto (JCB não iria
> gostar :P).
> Pessoalmente, deverei optar por um processo semi-aberto. Mas pra isso
> preciso encontrar uma boa ferramenta para anotações matemáticas.

-- Sim, a ideia do roubo é algo que ronda o imaginário e a vida real. Mas
será que os métodos atuais não pioram a situação? Revisão por pares, sem
identificação do avaliador... Quem garante que teu trabalho não é reprovado
porque o avaliador compete com vc no mesmo campo de pesquisa? Vi acontecer
aqui do meu lado. O argumento do JCB era que é melhor fazer em aberto
porque o registro comprovaria a primazia, especialmente se tivesse um third
party time-stamp. O Lafuente tem um ditado que é mais ou menos assim "não
há segredo melhor guardado do que aquele que todos sabem". he he .. Enfim,
não tenho resposta, mas há quem veja por outro ângulo. Eu ainda estou
formando opinião.

O JCB é realmente radical em relação a abertura. Nesse sentido, essa sua
opção seria o que ele chama de pseudo caderno de pesquisa aberto, porque
apresenta conteúdo selecionado, com delay (pós publicação). Isso não é
raro. Uma pesquisa feita durante um seminário de ciência aberta, mostrou
que a maioria espera a publicação para abrir dados de pesquisa. On the Lack
of Consensus over the Meaning of
Openness: An Empirical Study -
http://www.plosone.org/article/fetchObject.action?uri=info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0023420&representation=PDF

-- Achei interessante esse exercício de calcular os custos de fazer ciência
aberta porque é uma medida aproximada do tamanho do investimento. Não é
argumento único (o custo), porque tem que se pensar também o retorno, mas
deve ser levado em consideração até para viabilizar a ciência aberta.
Alguns autores falam muito genericamente que ela é uma opção ruim para
pesquisadores jr. porque eles precisam produzir muito, angariar citações,
prestígio para se consolidar uma carreira. O Emilio mostrou o tamanho da
coisa.

> É um momento essencialmente de aprendizagem então o

-- Bem, podem ser lembranças muito pessoais. Mas eu não tinha medo de me
expor. O que eu achava era a aula chata mesmo. ;]]

-- Boa dica! Vou buscar. e se eu achar algo nessa linha, compartilho tb.