[ciência aberta]Cadernos de Pesquisas Abertos (Open Science Notebook) - matemática pura e áreas afins

Alexandre "asm" asm em member.fsf.org
Sexta Setembro 12 02:04:58 UTC 2014

Em 11 de setembro de 2014 22:37, Raniere Silva <ra092767 em ime.unicamp.br>
escreveu:

> Olá Anne,

Oi Anne! :)

> A matemática difere um pouco de outras áreas pelo texto ser 2D (de duas
> dimensões).

Bem, nesse primeiro momento meu interesse é mais técnico. Busco ferramentas
com características técnicas adequadas pra se fazer anotações matemáticas.
Num segundo momento, gostaria de me concentrar na elaboração de
treinamentos ao estilo do que é feito pela SoftwareCarpentry.org, com foco
no conceito de OSN.

> Bradley,
>
> Também está rolando bem na computação científica até agora (ver vários
> IPython
> Notebooks). Eu queria dar uma olhada no trabalho do Jean-Claude Bradley mas
> estou com preguiça de ficar procurando e se alguém tiver alguns bons links
> salvos eu ficaria muito agradecido.

O Abdo fez uma seleção de links interessantes[
http://pt.wikiversity.org/wiki/Manual_de_Ci%C3%AAncia_Aberta#Wikipesquisas]
que talvez pra vocês.

> histórica
>
> Preciso dar uma olhada nessa lista de problemas.

<3 +1

Nessa perspectiva meus prognósticos na área de matemática não são bons.
Consultando a opinião de colegas do Impa/RJ, colegas da UFC e meu
orientador, todos gostaram da ideia, mas foram praticamente unânimes em
alertar para o potencial risco do roubo de ideias; aliás, algo não muito
incomum no campo da matemática (conheço um exemplo relativamente próximo).
De uma forma ou de outra, a maioria deles sugeriram que seria uma boa ideia
linkar um caderno de anotações no ato do depósito de uma publicação no
arxiv, numa espécie de processo de pesquisa semi-aberto (JCB não iria
gostar :P).
Pessoalmente, deverei optar por um processo semi-aberto. Mas pra isso
preciso encontrar uma boa ferramenta para anotações matemáticas.