[ciência aberta]Copyright as Censorship in Science

Ewout ter Haar ewoutterhaar em gmail.com
Domingo Setembro 21 16:06:42 UTC 2014

Não entendi todo esse escândalo e a gritaria de censura. Como disseram
vários comentaristas no post no blog do autor

http://julianstirling.co.uk/how-can-we-trust-scientific-publishers-with-our-work-if-they-wont-play-fair/
ele não precisa pedir permissão de usar as imagens. Se entendi bem, ele usa
as imagens em questão neste post! A pergunta então fica, porque ele e
outros ficaram tão bravos? O autor diz:

 "I raised fair use with PLoS ONE. The issue here is that PLoS will licence
the paper as CC-BY, thus the image becomes CC-BY which is not covered by
fair use"

A própria editora confirma o entendimento deles do CC-BY que não é
necessário a editora re-licenciar as imagens, é só marcar devidamente o
detentor dos direitos autorais na obra sob CC-BY.

Ou seja, me parece que é muito barulho, somente por causa da política do
Plos One (equivocada, a meu ver) de não aceitar o argumento de fair use.
Alguém sabe explicar as motivações desta política do Plos One?

Ewout