[ciência aberta]OpenLattes

Renata Aquino raquino em gmail.com
Quarta Setembro 24 18:25:08 UTC 2014

Olá

Sobre a proposta do "extrator" de apenas produções abertas do Lattes,
lembrei de outra, a de um "premiador".
A UFPR aprovou recentemente uma escala de pontuação de produtividade
acadêmica de mais destaque para pesquisa científica em bases abertas.
Sem entrar na questão técnica de construção de uma base, achei bem
mais interessante essa ideia de um "premiador" ou "destacador" de
produções abertas.
A produção acadêmica "fora da caixa" e dos repositórios tradicionais
(inacessíveis, muitos) já é tão punida, que só de pensar em extraí-la
e separá-la para outra lugar parece criar uma nova "guerra civil"
acadêmica. Muitos pesquisadores iniciantes são pressionados/forçados a
publicar em lugares que não permitem licenças abertas. Já uma escala é
algo bem mais interessante, inclusive para quem pesquisa, que sofre
para descobrir o que é aberto e o que não é...

[]s

—
Renata Aquino Ribeiro