[ciência aberta]Ideia de Projeto - aprendizagem em programação para novatos

Raniere Silva ra092767 em ime.unicamp.br
Sexta Setembro 26 18:50:27 UTC 2014

Olá Rodrigo,

> Sou professor e mestrando em Computação. Estou realizando uma pesquisa
> sobre ensino de programação para novatos e vejo que isso tem muito a ajudar
> o Brasil.

Copiando o Gabriel e a Flavia que possam lhe ajudar.

> Tenho interesse em propor um projeto de pesquisa colaborativo e aberto para
> este problema.

Eu, Gabriel e Flavia tivemos um grande debate semestre passado sobre isso.
Estavamos tentando resolver qual era a melhor linguagem para utilizar. Eu
defendia Javascript porque os alunos podem fazer coisas que funcionam na web, o
Gabriel defendia Python porque a linguagem é fácil de aprender e a Flavia
defendia scratch porque é visual.

> Venho pedir ajuda da comunidade sobre como faço isso e quais são as
> questões de leis envolvidas.

Não manjo nada disso, mas talvez você precise pedir que sua pesquisa seja
aprovada por um comitê de ética?

Att,
Raniere