[ciência aberta]Ideia de Projeto - aprendizagem em programação para novatos

Daniel Neis danielneis em gmail.com
Sábado Setembro 27 20:26:59 UTC 2014

Olá,

no começo do ano tive uma experiência como professor do PRONATEC, num curso
de Manutenção e Suporte a Informática, em um disciplina chamada
"Desenvolvimento de Scripts".
Esta disciplina é a única referente a "programação de software" no
currículo desse curso, então foi uma experiência bastante interessante.

Comecei com Ruby, pois entendo ela como uma linguagem puramente orientada a
objetos, de fácil aprendizado, principalmente no primeiro encontro, uma vez
que um "hello world" envolve muito menos conceitos (e linhas e caracteres
de código) do que java ou c, por exemplo

A principal dificuldade que notei no pessoal foi a falta do domínio do
inglês (mesmo termos como get e put não correspondiam a nada no vocabulário
da maior parte).

Com isso, acabei chegando no Scratch. Além da vantagem de ser visual (e
divertido), tem a vantagem do idioma.
A experiência dos alunos foi completamente difernete com essa ferramenta.
Conseguiram fazer várias animações e até joguinho, entendendo a idéia de
atores e scripts.

O problema do Scratch é que não é software livre e é basedo no Adobe Air
(Flash).

Tem uma outra iniciativa, da Mozilla, que parece ser interessante:
https://webmaker.org/

Grande abraço,
Daniel