[ciência aberta]Apresentação, links de videos e proposta de plataforma de Open Notebook Science

Alexandre "asm" asm em member.fsf.org
Domingo Setembro 28 15:36:20 UTC 2014

Olá Leandro,

Seja bem-vindo! :D

Temos feito um levantamento (em andamento) sobre ferramentas Cadernos de
Pesquisas Bertos (Open Science Notebook), com ênfase nas necessidades
específicas de matemática pura e áreas afins [1, 2]. Mas acredito que as
ferramentas servem (ou podem ser estendidas) para cadernos de pesquisas de
propósito geral.

Uma solução que me parece bastante promissora são as ferramentas do
universo TiddlyWiki (TiddlyWiki5, TiddlyWeb, TiddlySpace), combinadas com
sistemas de controle versão distribuída (git e outros). Isso tem a grande
vantagem de ser descentralizado, e poder usar uma infra-estrutura robusta
de ferramentas livres já existente (gitlab, bitbucket, gitbook etc).
Os pedaços do quebra-cabeça já existem, mas pra ficar bom, precisam sem
combinados e fazer pequenos ajustes.

Abs,
asm

[1]