[ciência aberta]Apresentação, links de videos e proposta de plataforma de Open Notebook Science

Leandro Andrade ldsandrade em yahoo.com.br
Domingo Setembro 28 17:34:20 UTC 2014

Alexandre,

obrigado pelas boas vindas e contato. Encontrei aqui uma nova mentalidade de como trabalhar e o que eu sentia falta.

Achei uma coisa interessante no TiddlyWiki, que é funcionar direto no computador (ou pen-drive) como um wiki pessoal. Ele pode servir como um Open Notebook Science fechado para um grupo de trabalho específico.

Não sou usuário avançado de computador, não sei lidar ou ter acesso ao um servidor. É muito difícil começar algo se precisar de muita gente.

Onde trabalho, lançaram uma plataforma de comunidade virtual com blog, forum e wiki. Lá iniciarei meu trabalho de P&D como Open notebook science dentro desta comunidade.

Iniciarei meu mestrado e não tenho lugar similar para armazenar a trilha da pesquisa. Posso começar por um programa dentro da minha máquina como o Tiddywiki. Só assim para mostrar que funciona. Depois de publicada a dissertação, posso expor o wiki na internet.

Sds,
Leandro