[ciência aberta]Ideia de Projeto - aprendizagem em programação para novatos

Tel Amiel tel em educacaoaberta.org
Domingo Setembro 28 22:02:56 UTC 2014

opa,

se você é pesquisador de uma universidade, não interessa aonde (nem com quem) você vai conduzir a pesquisa - se a atividade envolve seres humanos,  ela deve(ria) ser avaliada por alguma comissão de ética.

desconheço a experiência de outras universidades brasileiras, mas já tive conversa pessoal com os responsáveis pelo conselho da Unicamp para obter maiores esclarecimentos sobre o tema.

passar uma proposta de pesquisa envolvendo seres humanos por um comitê de ética ainda é uma prática muito pouco seguida na universidade (fora da área médica ou as pesquisas que envolvem procedimentos invasivos). isso acontece por várias razões, incluindo falta de conhecimento sobre a existência do comitê, a falta de estruturação de procedimentos claros/regras nas pró-reitorias de pesquisa, e a concentração de comitês em uma única área (como no caso da saúde, na unicamp).

como exemplo: todas as áreas são sujeitas a procedimentos de uma plataforma (http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf). uma das primeiras perguntas é sua “especialização acadêmica”. a lista tem como opção uma dezena de áreas médicas/biológicas e uma única “OUTROS” para todos os outros profissionais. ademais, as perguntas tem um enfoque em metodologias experimentais, o que praticamente inviabiliza o preenchimento por alguém que segue outros modelos (sem contar por “quem", e com que viés metodológico, essa pesquisa vai ser avaliada). veja, em contraste/comparação, o que acontece na FEUSP (http://www4.fe.usp.br/pesquisa/comissao-de-etica), como apontou o miguel.

abraços,

tel