[ciência aberta]Plataforma para cadernos abertos (Era: Gravação da WEB Palestra sobre ciência aberta)

Alexandre "asm" asm em member.fsf.org
Terça Fevereiro 10 15:47:57 UTC 2015

Olá Felipe!

Em 9 de fevereiro de 2015 10:49, Felipe G. Nievinski <fgnievinski em gmail.com>
escreveu:

> Onde vocês hospedam seus cadernos abertos?

Atualmente estou hospedando meus cadernos (pseudo) abertos no gitlab,
porque gosto de usar o git e prefiro softwares livres. No momento estou
usando o *org-mode* do *emacs* combinado com o *spacemacs* pra escrever.
Ainda estou me adaptando, mas já estou achando bastante promissor, porque
minha produtividade melhorou bastante depois que adotei o spacemacs.

Antes disso experimentei o gitbook por alguns meses. Parecia promissor, mas
o suporte ruim a matemática, a dificuldade de gerar um pdf, a mudança na
política de negócios, e a falta de feedback dos desenvolvedores e de uma
comunidade ativa me fizeram desistir dele. Houveram algumas mudanças
recentes, que não verifiquei se foram pra pior ou pra melhor.

Me parece que o *tiddlywiki5* é a solução por excelência pra Cadernos
Abertos. Infelizmente ainda precisa de muita personalização pro tipo de
aplicação que faço. =(
O vct (copiado) tem tentado desenvolver alguns plugins pra ele.

Estou procurando alternativas. Como gosto
> de wiki, achei essa plataforma interessante:
> <http://openwetware.org/wiki/Lab_Notebook>

Valeu pela dica. Vou dá uma olhada. =)

> Ou será que a Wikiversity poderia hospedar tb?
> <https://en.wikiversity.org/wiki/Help:User_page>

Acredito que sim. Inclusive o Abdo já sinalizou nesse sentido. A
wikiversity em a grande vantagem da conservação do conteúdo.
Pessoalmente não gosto de editar na marcação da wikimedia. A falta de
vesionamento com git (se existe desconheço) também é outro fator que acabou
me fazendo sequer tentar a usar a wikimedia nesse tipo de aplicação.

asm
--
Alexandre "asm"
FSFmember #10444 | LinuxUser #472180