[ciência aberta]Periódicos provincianos (Era: Fórum de > Editores de Saúde Coletiva contesta proposta de novos critérios do Portal SciELO)

Raniere Silva ra092767 em ime.unicamp.br
Domingo Janeiro 4 21:35:23 UTC 2015

> Será que a CAPES monitora isso?

Se a CAPES fosse um pouco mais transparente talvez conseguíssemos descobrir. =)

> Não temos nada parecido com revisão de pares aberta no Brasil não é?

Acho que você precisa definir melhor "revisão de pares aberta no Brasil". Se um
grupo brasileiro publica seus pre-prints no http://arxiv.org/ ou similar e tem
uma revisão de pares aberta isso seria classificado como "no Brasil".

> Alguém sabe se já se tentou/tenta?

Provavelmente alguém já tentou. Se esses grupo teve repercussão é outra questão.

> Outra coisa interessante também é que publicações sem força como moeda
> de troca acabam "enterradas vivas" fora dos periódicos de acesso
> aberto, outra prática nova cada vez mais preocupante.

Não entendi muito bem essa parte. Quer detalhar mais?