[ciência aberta]Periódicos provincianos (Era: Fórum de > Editores de Saúde Coletiva contesta proposta de novos critérios do Portal SciELO)

Renata Aquino raquino em gmail.com
Segunda Janeiro 5 12:46:51 UTC 2015

Olá

 Date: Sun, 04 Jan 2015 11:50:50 -0200

> From: Miguel Said Vieira <msv em dev.full.nom.br>

> Agora, discordo do Beall quando ele adota esse critério para identificar
> periódicos predatórios. Baixa qualidade científica e modelo "predatório"
> são coisas distintas: um periódico "predatório" normalmente tem baixa
> qualidade científica, mas o contrário muitas vezes não é verdade.
> Lembro, aliás, de ver periódicos evidentemente predatórios (acesso
> aberto mediante pagamento, divulgação por spam cheio de erros
> gramaticais, títulos e áreas bizarras etc.), mas que tinham autores de
> vários países, contrariando esse critério.

Com certeza, periódicos predatórios trabalham com quantidade e
dispersão geográfica. É mais difícil descobrir a natureza deles se
contatam cientistas de línguas exceto o inglês. Não vi ainda um
verdadeiro predatório com endogenia alta.

> From: Raniere Silva <ra092767 em ime.unicamp.br>
> Acho que você precisa definir melhor "revisão de pares aberta no Brasil". Se um
> grupo brasileiro publica seus pre-prints no http://arxiv.org/ ou similar e tem
> uma revisão de pares aberta isso seria classificado como "no Brasil".

Um periódico brasileiro com revisão de pares aberta, como o PeerJ.

> Não entendi muito bem essa parte. Quer detalhar mais?

Para detalhar melhor isso, só fazendo um estudo de PPGs e suas
publicações. Acho que iria aparecer que tem uma porcentagem de
publicações que não são disseminadas em acesso aberto. Talvez porque
não tenham essa força de moeda de troca e são direcionadas a
predatórios ou fora do acesso aberto. É quase como publicar mas
esconder ao mesmo tempo.

[]s