[ciência aberta][Folha] Produção científica e lixo acadêmico no Brasil

Miguel Said Vieira msv em dev.full.nom.br
Quinta Janeiro 8 22:02:00 UTC 2015

A "fórmula que evita todos esses males" é a mesma aplicada à Santa Casa
de São Paulo, destaque na mídia pelos problemas de gestão (e suspeitas
de desvio). É outro setor, claro, mas...

Além disso, me incomodou muito esta frase (grifo meu):
> é um erro crasso esperar que uma atividade de pesquisas qualquer venha
> a desenvolver economicamente /uma região sem cultura adequada para
> conviver com essa pesquisa/
Ponderar que regiões menos desenvolvidas tenham menos investimento ou
tradição na área científica, ou até menos pessoal capacitado -- vá lá;
mas dizer que elas não têm "cultura" para conviver a pesquisa... pra mim
soa bem preconceituoso.

Abraços,
Miguel