[ciência aberta]Qualis CAPES e Acesso Aberto

Felipe G. Nievinski fgnievinski em gmail.com
Terça Julho 28 16:13:41 UTC 2015

> Date: Tue, 28 Jul 2015 12:15:15 -0300
> From: asm <asmmota em gmail.com>
> To: Grupo de trabalho em Ciência Aberta
>         <cienciaaberta em lists.okfn.org>
> Cc: Renata Aquino <raquino em gmail.com>
> Subject: Re: [ciência aberta]Qualis CAPES e Acesso Aberto
>
> Olá pessoas!
>
> Obrigado pelas respostas. =)
> Respostas frustrantes, diga-se de passagem. =(
>
> Isso é algo que me parece bastante simples pra CAPES incorporar na
> interface webQualis, e seria de grande utilidade para aquelas pessoas
> querem publicar com revisão por pares e acesso aberto, e para ajudar na
> [...]
Ano passado foi obtida a listagem completa do Qualis em formato legível por
máquina:

<https://lists.okfn.org/pipermail/cienciaaberta/2014-October/000559.html>
<
http://lists.okfn.org/pipermail/cienciaaberta/attachments/20141006/b4e7fdb8/attachment-0001.xlsx

Com isso você pode fazer cruzamento com o DOAJ, cujos dados também estão
disponíveis para download:

<https://doaj.org/faq#metadata>
<https://doaj.org/csv>

Porém repare que o DOAJ exclui periódicos híbridos (mixto com acesso aberto
e fechado).

Por último, encorajo aqueles que já tiverem comprovado sua produtividade
nos moldes esperados, a ajudarem a mudar o Qualis, submetendo e publicando
em outros periódicos de qualidade, pois com isso eles automaticamente serão
cadastrados no Qualis no triênio seguinte.

Abc,
-F.