[ciência aberta]Proposta de Relatório/Tese em wiki

Raniere Silva ra092767 em ime.unicamp.br
Quarta Março 4 22:05:50 UTC 2015

Olá Leandro,

> alguém já tentou escrever um relatório formal ou mesmo uma tese/dissertação de pós-graduação em formato de wiki?

Talvez o Abdo?

> Não achei nada na internet.
> Não estou propondo escrever na rede para que outros colaborem,
> a proposta é apenas o formato em si com links e outros recursos de mídia.
>
> Estou iniciando meu mestrado e acho que é algo válido para arriscar.
> Mas existem normas de formatação e regras que precisam ser rompidas.

Seu maior obstáculo será a formatação da versão final que você precisa entregar
para a instituição que vai lhe conferir o certificado/diploma.

A função de exportar do MediaWiki não vai funcionar!
Você provavelmente teria que utilizar o Pandoc
para converter de MediaWiki para ODT/DOCX/LaTeX
e corrigir manualmente os problemas.

> Fiz um contato com a biblioteca da faculdade,
> que tinha feito um belo manual compilando as normas.
> Citaram que é uma questão pertinente
> e que outros irão também tentar isso em algum futuro próximo.
> Me deram o caminho para a pró-reitoria. Fiquei feliz com a abertura.

Pelo menos eles estão abertos à mudança.

> Minha proposta é utilizar o tiddlywiki.

Eu tinha algumas críticas ao tiddlywiki que não lembro quais eram.

> Aceito sugestões, comentários, recomendações
> e até mesmo avisos para não entrar nessa proposta de cara e apenas discutir na teoria.

Gaste um tempo testando como você consegue fazer a conversão do
tiddlywiki/MediaWiki/... para ODT/DOCX/LaTeX/formato que sua universidade aceita
pois isso irá lhe ajudar na etapa final.

Algo que o Pandoc não suporta (ainda) é referência cruzada.

Raniere