[ciência aberta]Proposta de Relatório/Tese em wiki

Leandro Andrade ldsandrade em yahoo.com.br
Quinta Março 5 16:09:37 UTC 2015

Rafael,
obrigado pelos comentários e indicação do link. Mas este texto em hiperlink ainda tem estrutura de um texto normal, linear, com com alguns recursos de internet.
Um texto neste estilo que enviou é muito difícil de alterar, é preciso conhecer o todo e não ser redundante.

O que imagino na estrutura de wiki para um relatório é imaginar as informações brutas em células, tais como um tijolo. Esta informação precisa ser firme e difícil de intervir.

O autor pode então juntar todas estas informações em um argumento mostrando de onde veio a fonte (construir a parede)

Por hora é só teoria do que imagino. Precisava fazer na prática e ver como fica.

O orientador perguntou... qual o ganho?

Um relatório de mestrado ou doutorado é feito de forma hermética. Não se pode escrever muito, mas também é importante ser preciso para outro continuar o trabalho. Isso pode ser paradoxo.

Estamos inundado de informação, precisamos escrever mais para manter a rastreabilidade e queremos ler menos.

Se alguém for utilizar o trabalho, pode ir querer ir a fundo e poder manipular as informações deixadas.

O wiki aberto na internet é uma anarquia de autor. Esta estrutura destroi o autor. Tal como está não vejo como uma ferramenta pronta para trabalhos técnicos.

É preciso rastrear quem gerou, quem modificou e quem aceitou. A informação precisa de um responsável.
Mas não consigo discutir isso se não tiver um primeiro trabalho com esta forma de linguagem.
Sds,Leandro Andrade