[ciência aberta]Proposta de Relatório/Tese em wiki

Rafael Pezzi rafael.pezzi em ufrgs.br
Sexta Março 6 12:57:51 UTC 2015

Oi Leandro,

A anarquia de autor que citas é uma das grandes questões do momento. A
wikipédia sendo o maior exemplo. Tão ou mais impressionante é o Kernel
Linux com várias contribuições diárias
<https://git.kernel.org/cgit/linux/kernel/git/torvalds/linux.git/>, onde
um caractere errado pode impedir a compilação do código.

A dificuldade de manter a coesão do texto que apontas é um dos desafios
e métodos para superá-los estão sendo experimentados. A wikipedia tem um
guia de estilo
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Livro_de_estilo>, enquanto
outros projetos preparam políticas de participação como o KiCAD
<http://ci.kicad-pcb.org/job/kicad-doxygen/ws/Documentation/doxygen/html/md_Documentation_development_coding-style-policy.html>
que preparam novos contribuidores para terem maior sucesso para que suas
contribuições sejam aceitas.

Qual o ganho? Vale pesquisar sobre Inteligência Coletiva
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Intelig%C3%AAncia_coletiva>.

Da parte científica, existem diversas referências que podes encontrar na
palestra do Abdo
<https://pt.wikiversity.org/wiki/Manual_de_Ci%C3%AAncia_Aberta/Casos/Wikipesquisas>
no encontro de ciência aberta. Incluindo o projeto polymath
<https://en.wikipedia.org/wiki/Polymath_Project>.
Mais especificamente sobre a autoria distribuída de textos acadêmicos,
veja esta referência:

Massively distributed authorship of academic papers em
https://dl.acm.org/citation.cfm?id=2212779

Ver também trabalho de doutorado sobre Autoria em Rede:
https://autoriaemrede.wordpress.com/ - a autora publicou um livro sobre
o assunto.

Gostaria de apontar é que se queres poder escolher quem vai ter
permissão para continuar editando o teu trabalho após publicado, o
trabalho não vai se encaixar no conceito de conhecimento aberto
<http://freedomdefined.org/Definition/Pt>. Isto porque se o conhecimento
é aberto, é virtualmente impossível impedir a anarquia do autor. Isto
não impede de que exista uma versão do texto que tenha o endosso seu -
Wikibooks faz algo assim. Me parece que é isto que procuras.

Abraço,
Rafael

Rafael P. Pezzi
Instituto de Física - UFRGS