[ciência aberta]Proposta de Relatório/Tese em wiki
Leandro Andrade
ldsandrade em yahoo.com.br
Sexta Março 6 15:42:33 UTC 2015
Rafael e outros,
a verdade é que, depois de publicado, a informação é publica.Mas se for em formato inapropriado, fica difícil aproveitar para seguir adiante.
Hoje se discute como será a Web 3.0. A informação como banco de dados.
Existem diversos trabalhos similares que referenciam os trabalhos anteriores, mas não há um vínculo firme que permite acumular o conhecimento de maneira facilitada.
Imagine um serviço de mapeamento de flora e fauna de um parque florestal contratado pela prefeitura. Não seria interessante este estar disponível após concluído para que terceiros incluam outras informações? Mas quem é o responsável por aceitar este acréscimo? E se alguém escrever que existe uma espécie endêmica que pode influenciar projetos econômicos futuros. Não pode existir a anarquia de autor em trabalhos técnicos sem uma boa estrutura e hierarquia.
Em geral, percebo que existem as referências bibliográficas cujos autores representam alguma hierarquia, o executor da informação, o responsável técnico e o cliente. Se não é um hobby, todos tem um cliente. A menos que você seja o papa do assunto e seja muito egoísta para não ter alguém que trabalhe executando o serviço, sempre tem um responsável pela informação. Mesmo sem bolsa, seu projeto tem gente e estrutura bancado pelo governo, então seu cliente é a sociedade.
Mas como deve ser o formato de escrita para facilitar acrescentar novas informações promovida por terceiros, vincular e acumular conhecimento em um trabalho técnico maior?
Não vejo ainda profissionais da pesquisa e técnicos motivados a escrever nas novas ferramentas de texto.
Pretendo pedir autorização para fazer esta experiência. Os argumentos aqui colocados me ajudarão quando for a hora de defender a proposta.
Sds,Leandro
Em Sexta-feira, 6 de Março de 2015 9:57, Rafael Pezzi <rafael.pezzi em ufrgs.br> escreveu:
Oi Leandro,
A anarquia de autor que citas é uma das grandes questões do momento. A wikipédia sendo o maior exemplo. Tão ou mais impressionante é o Kernel Linux com várias contribuições diárias, onde um caractere errado pode impedir a compilação do código.
A dificuldade de manter a coesão do texto que apontas é um dos desafios e métodos para superá-los estão sendo experimentados. A wikipedia tem um guia de estilo, enquanto outros projetos preparam políticas de participação como o KiCAD que preparam novos contribuidores para terem maior sucesso para que suas contribuições sejam aceitas.
Qual o ganho? Vale pesquisar sobre Inteligência Coletiva.
Da parte científica, existem diversas referências que podes encontrar na palestra do Abdo no encontro de ciência aberta. Incluindo o projeto polymath.
Mais especificamente sobre a autoria distribuída de textos acadêmicos, veja esta referência:
Massively distributed authorship of academic papers em https://dl.acm.org/citation.cfm?id=2212779
Ver também trabalho de doutorado sobre Autoria em Rede: https://autoriaemrede.wordpress.com/ - a autora publicou um livro sobre o assunto.
Gostaria de apontar é que se queres poder escolher quem vai ter permissão para continuar editando o teu trabalho após publicado, o trabalho não vai se encaixar no conceito de conhecimento aberto. Isto porque se o conhecimento é aberto, é virtualmente impossível impedir a anarquia do autor. Isto não impede de que exista uma versão do texto que tenha o endosso seu - Wikibooks faz algo assim. Me parece que é isto que procuras.
Abraço,
Rafael
On 06-03-2015 09:08, Leandro Andrade wrote:
Caio,
bons comentários e indicações.
A ideia não é escrever colaborativamente online. O mestrado é um empreendimento de uma pessoa e alguns responsáveis.
A escrita colaborativamente em wiki é a anarquia do autor. Mestrado colaborativo ainda não é um conceito em discussão. Mas, pensar em escrever um texto que permita a continuidade do trabalho para uma terceira pessoa, isso sim pode se ter em escrever um mestrado em formato de wiki.
A experiência do seu amigo mostrou a mesma discussão que já vi em outros exemplos, que é a dificuldade de coesão de texto de uma escrita colaborativa.
Escrever um longo texto de forma colaborativa sem um ter projeto estruturado de onde se quer chegar pode ser um desafio maior do que escrever sozinho.
Sds, Leandro Andrade
Em Sexta-feira, 6 de Março de 2015 6:57, Caio Werneck <c.werneck em mpp.hertie-school.org> escreveu:
Oi Leandro,
lendo a ideia geral, pensei que pode te interessar dar uma olhada nessa ferramenta de publicação digital chamada Scalar. Eu estou em processo de finalização da minha tese e vou experimentar colocar uma versão lá, que é uma plataforma aberta de publicação acadêmica.
Tem duas coisas que eu destacaria nele: a ideia de múltipla linearidade, o que ele permite criar trilhas diferentes de narrativa dentro do seu paper; e o foco em conteúdo multimídia, já que a galera que desenvolveu vem do Digital Humanities. Hyperlinks são bem vindos tanto dentro quanto para fora do seu paper.
Não entendi se vc pretende com o wiki de fato fazer da sua dissertação um processo de escrita colaborativa. Outro dia um amigo (não acadêmico) fez um experimento, para um livro que ele está escrevendo.
um abraço,
Caio Werneck about.me
2015-03-05 21:27 GMT+01:00 <ldsandrade em yahoo.com.br>:
Luiz,
muito obrigado pela dica e comentários.
Não conhecia este dokuwiki.
No tiddlywiki vi algumas adaptações para permitir notas de rodapé e talvez, com um pouco de atenção, consigo fazer as referências bibliográficas.
Me agradou bastante que o dokuwiki já vem com backup de versões de wikis anteriores, além de permitir portabilidade embutida já no download do programa.
Queria discutir a proposta de usar a estrutura wiki para escrever um relatório técnico. Não vi nada que me ajudasse de fato como exemplo e acho que é uma discussão presente.
Precisa ser validada as vantagens de escrever um texto neste formato e depois verificado as melhores práticas. Será um longo caminho.
Sds, Leandro Sampaio
De: Luiz Augusto
Enviado: quinta-feira, 5 de março de 2015 13:02
Para: cienciaaberta em lists.okfn.org
Em 04/03/2015 18:17, <ldsandrade em yahoo.com.br> escreveu:
>
>
> Minha proposta é utilizar o tiddlywiki. Eu utilizaria o dokuwiki em algum XAMP portable: - cada página é salva em um TXT que pode facilmente ser editado externamente, sem conflitos com o que for editado pelo script; - tem plugins que exportam para diversos formatos de arquivo; - com plugins e recursos nativos você consegue fazer citações bibliográficas e notas de rodapé normalmente. A experiência é válida, mas eu duvido que te autorizem entregar o trabalho final apenas em hipertexto. Na verdade, até torço para que não autorizem, se me permite ser sincero. Por dois grandes motivos: - instituições acadêmicas brasileiras ainda não tem infraestrutura mínima para preservar a longo prazo os materiais digitais. É uma equação muito mais complexa do que meramente fazer backup. Sua produção estaria completamente extraviada em poucos anos; - por mais que a normalização documentária seja irritante e desgastante, ela é necessária. Faz parte dos esforços de manter um material "comunicável". Na literatura José Saramago fez o que quis com os sinais de pontuação e começos e finais de parágrafos, mas ainda assim seguiu várias outras formalidades. Mas precisamos lembrar que ele pôde fazer isso por ser ele. Quando alguém com menos instrução formal inconscientemente pontua de forma próxima à ele, ocorre todo um processo de ignorar ou desqualificar o que foi escrito.
De: Leandro Andrade
Enviado: quinta-feira, 5 de março de 2015 13:09
Para: cienciaaberta em lists.okfn.org
Rafael,
obrigado pelos comentários e indicação do link. Mas este texto em hiperlink ainda tem estrutura de um texto normal, linear, com com alguns recursos de internet.
Um texto neste estilo que enviou é muito difícil de alterar, é preciso conhecer o todo e não ser redundante.
O que imagino na estrutura de wiki para um relatório é imaginar as informações brutas em células, tais como um tijolo. Esta informação precisa ser firme e difícil de intervir.
O autor pode então juntar todas estas informações em um argumento mostrando de onde veio a fonte (construir a parede)
Por hora é só teoria do que imagino. Precisava fazer na prática e ver como fica.
O orientador perguntou... qual o ganho?
Um relatório de mestrado ou doutorado é feito de forma hermética. Não se pode escrever muito, mas também é importante ser preciso para outro continuar o trabalho. Isso pode ser paradoxo.
Estamos inundado de informação, precisamos escrever mais para manter a rastreabilidade e queremos ler menos.
Se alguém for utilizar o trabalho, pode ir querer ir a fundo e poder manipular as informações deixadas.
O wiki aberto na internet é uma anarquia de autor. Esta estrutura destroi o autor. Tal como está não vejo como uma ferramenta pronta para trabalhos técnicos.
É preciso rastrear quem gerou, quem modificou e quem aceitou. A informação precisa de um responsável.
Mas não consigo discutir isso se não tiver um primeiro trabalho com esta forma de linguagem.
Sds, Leandro Andrade
Em Quinta-feira, 5 de Março de 2015 11:19, Rafael Pezzi <rafael.pezzi em ufrgs.br> escreveu:
Olá Leandro,
Se o objetivo não inclui que outros editem, a wiki serviria apenas como suporte para o hipertexto convencional e a experiência do leitor será a mesma da de navegar em um html estático. A interface wiki será conveniente para o autor criar os hipertextos. Poderia usar qualquer sistema gestor de conteúdo, como o Wordpress, por exemplo.
Lembrava ter ter visto uma teste no formato de hipertexto no passado. Fiz a busca e encontrei novamente:
http://www.unicamp.br/~hans/mh/
Contatando a autora podes verificar como se procedeu o registro na biblioteca e adequação às normas.
Minha sugestão é de que crie algo que outros possam editar. Algo como "a tese/dissertação é o ponta-pé inicial de um ambiente de colaboração".
Abraço,
Rafael
On 04-03-2015 17:45, ldsandrade em yahoo.com.br wrote:
Caros,
alguém já tentou escrever um relatório formal ou mesmo uma tese/dissertação de pós-graduação em formato de wiki? Não achei nada na internet. Não estou propondo escrever na rede para que outros colaborem, a proposta é apenas o formato em si com links e outros recursos de mídia.
Estou iniciando meu mestrado e acho que é algo válido para arriscar. Mas existem normas de formatação e regras que precisam ser rompidas.
Fiz a proposta para o orientador, ele é curioso, mas citou as normas.
Fiz um contato com a biblioteca da faculdade, que tinha feito um belo manual compilando as normas. Citaram que é uma questão pertinente e que outros irão também tentar isso em algum futuro próximo. Me deram o caminho para a pró-reitoria. Fiquei feliz com a abertura.
Fiz hoje a proposta por email para pro-reitoria.
Minha proposta é utilizar o tiddlywiki.
Aceito sugestões, comentários, recomendações e até mesmo avisos para não entrar nessa proposta de cara e apenas discutir na teoria.
O trabalho de somente começa ano que vem, mas já quero achar o norte e estudar a ferramenta.
Leandro Andrade
_______________________________________________
Blog: http://cienciaaberta.net
Wiki: http://pt.wikiversity.org/wiki/Portal:Ciência_Aberta
Chat: http://webchat.freenode.net/?channels=cienciaaberta
Lista cienciaaberta
cienciaaberta em lists.okfn.org
https://lists.okfn.org/mailman/listinfo/cienciaaberta
--
-----------------------------
Rafael P. Pezzi
Instituto de Física - UFRGS
_______________________________________________
Blog: http://cienciaaberta.net
Wiki: http://pt.wikiversity.org/wiki/Portal:Ciência_Aberta
Chat: http://webchat.freenode.net/?channels=cienciaaberta
Lista cienciaaberta
cienciaaberta em lists.okfn.org
https://lists.okfn.org/mailman/listinfo/cienciaaberta
_______________________________________________
Blog: http://cienciaaberta.net
Wiki: http://pt.wikiversity.org/wiki/Portal:Ciência_Aberta
Chat: http://webchat.freenode.net/?channels=cienciaaberta
Lista cienciaaberta
cienciaaberta em lists.okfn.org
https://lists.okfn.org/mailman/listinfo/cienciaaberta
_______________________________________________
Blog: http://cienciaaberta.net
Wiki: http://pt.wikiversity.org/wiki/Portal:Ciência_Aberta
Chat: http://webchat.freenode.net/?channels=cienciaaberta
Lista cienciaaberta
cienciaaberta em lists.okfn.org
https://lists.okfn.org/mailman/listinfo/cienciaaberta
--
-----------------------------
Rafael P. Pezzi
Instituto de Física - UFRGS
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.okfn.org/pipermail/cienciaaberta/attachments/20150306/719506c5/attachment-0003.html>
Mais detalhes sobre a lista de discussão cienciaaberta