[ciência aberta] Librelattes - vamos fazer engenharia reversa da base do Lattes?

Antonio Terceiro terceiro em softwarelivre.org
Quarta Maio 20 16:53:51 UTC 2015

Eu sei que tem uma turma discutindo um OpenLattes, mas como não consegui
achar código, resolvi fazer isso ontem por brincadeira:

https://librelattes.herokuapp.com/

Cada usuário tem controle total sobre os seus próprios dados no Lattes,
então se cada pesquisador que tem um currículo no Lattes gastar 5min ou
menos do seu tempo, a gente consegue reconstruir a base de dados
todinha.

Eu não quero levar esse barco sozinho; estou disposto a mover isso aí
pra um contexto colaborativo, e preciso de ajuda principalmente com tudo
que não seja programação¹: divulgação, suporte a usuários, documentação,
etc. Por exemplo eu ficaria muito feliz se alguém quisesse fazer um
texto de termos de uso menos preguiçoso do que o que eu fiz:
https://librelattes.herokuapp.com/docs/terms_of_use

Isso *não* quer dizer que eu não queira ajuda com a programação!  :-)
Ainda faltam várias coisas, por exemplo:

- os currículos são armazenados mas por enquanto não estou extraindo
  nada além do nome e do abstract, mas quando isso estiver implementados
  os dados em XML já estão todos lá.

- a busca está feita da forma mais porca possível, mas fiz de uma forma
  que vai ser fácil trocar pra fazer do jeito certo em breve.

--
Antonio Terceiro <terceiro em softwarelivre.org>
http://softwarelivre.org/terceiro