[ciência aberta]Booksprint Guia de Ciência Aberta no Global Sprint Mozilla Science

Felipe Fonseca felipefonseca em gmail.com
Sábado Maio 23 00:31:55 UTC 2015

Alô pessoal,

Como já comentei antes, estamos organizando entre 1 e 5 de junho o Tropixel
Ciência Aberta, aqui em Ubatuba. Ele faz parte da plataforma Ciência Aberta
Ubatuba, desenvolvida pelo IBICT com recursos da OCSDNet. Um dos eixos que
queremos desenvolver nos dois dias do #mozsprint é a edição colaborativa de
um material de referência sobre práticas científicas abertas e
colaborativas.

A ideia é nos basearmos no Manual de Ciência Aberta que está no wiki:

http://pt.wikiversity.org/wiki/Manual_de_Ci%C3%AAncia_Aberta

Não sei se o melhor caminho é aprofundar esse material ou fazer um fork
dele. Os envolvidos podemos decidir coletivamente a este respeito, e também
sobre metodologias e ferramentas para trabalhar neste período. Eu, por
exemplo, tenho curiosidade pelo Booki do Flossmanuals, mas nunca o utilizei
(e acabei de perceber que ele agora se chama booktype:
https://www.booktype.pro/ ).

Envio este email para informar sobre estes planos e convidar quem quiser
participar do processo, e também para apresentar a mais nova integrante
desta lista, Luciana Fleischman. Ela está chegando aqui em Ubatuba amanhã e
permanece até o fim do evento. E aceitou ajudar a organizar esta edição
colaborativa. Ao longo dos próximos dias, Luciana vai propor caminhos e
arregimentar colaboradorxs para trabalhar no material.

Abraços,

efe

|||||||||FelipeFonseca||||||||
||http://efeefe.no-ip.org||