[ciência aberta]Booksprint Guia de Ciência Aberta no Global Sprint Mozilla Science

Raniere Silva ra092767 em ime.unicamp.br
Sábado Maio 23 12:01:53 UTC 2015

> Como já comentei antes, estamos organizando entre 1 e 5 de junho o Tropixel
> Ciência Aberta, aqui em Ubatuba. Ele faz parte da plataforma Ciência Aberta
> Ubatuba, desenvolvida pelo IBICT com recursos da OCSDNet. Um dos eixos que
> queremos desenvolver nos dois dias do #mozsprint é a edição colaborativa de
> um material de referência sobre práticas científicas abertas e
> colaborativas.

Muito bom.

> A ideia é nos basearmos no Manual de Ciência Aberta que está no wiki:
>
> http://pt.wikiversity.org/wiki/Manual_de_Ci%C3%AAncia_Aberta
>
> Não sei se o melhor caminho é aprofundar esse material ou fazer um fork
> dele.

Não vejo motivo para um fork.
AFAIK ninguém está ativamente trabalhando no manual
e o MediaWiki vai preservar o histórico de edições.

> Os envolvidos podemos decidir coletivamente a este respeito, e também
> sobre metodologias e ferramentas para trabalhar neste período.

+1

> Eu, por
> exemplo, tenho curiosidade pelo Booki do Flossmanuals, mas nunca o utilizei
> (e acabei de perceber que ele agora se chama booktype:
> https://www.booktype.pro/ ).

Não gostei muito do BookType. Usei ele no Open Education Handbook.

Como vou estar ocupado na data e não vou poder contribuir,
deixo para o envolvidos escolher a ferramenta.

Att,
Raniere