[ciência aberta]Base Lattes - será que agora vai?

Antonio Terceiro terceiro em softwarelivre.org
Terça Maio 19 13:58:52 UTC 2015

On Tue, May 19, 2015 at 10:17:25AM -0300, Raniere Silva wrote:

> Parece que sim.
> E até onde eu sei, é uma das formas de comercializar software livre.

Você está enganado, software livre é outra coisa.

Na verdade você quer dizer software grátis (Google, Facebook etc). Você
usa de graça, e concorda que a empresa use seus dados pra o que ela
quiser quando clica em "aceito" naqueles termos de uso sem sequer ler.

De fato, o termo de uso do Lattes, que a gente aceitou, diz lá:

    4.3. O CNPq fica expressamente autorizado a publicar as informações
    curriculares contidas no Sistema Lattes, sob qualquer forma e
    registro, bem como compartilhá-las ou integrá-las a outras bases de
    dados próprias ou de terceiros de interesse para a elaboração de
    indicadores e estudos sobre desenvolvimento e política científica e
    tecnológica, sem que daí decorra qualquer ônus ou obrigação para o
    CNPq, exceto de preservar a integridade, a fidelidade, a exatidão e
    a correção dos dados e informações pessoais cadastrais, conforme
    estejam estes originariamente lançados no Sistema Lattes pelo
    usuário.

    https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_cv_estr.termo

--
Antonio Terceiro <terceiro em softwarelivre.org>
http://softwarelivre.org/terceiro