[ciência aberta] EaD, REA, App e Licenciandos

Cíntia Inês Boll cintia.boll em ufrgs.br
Sexta Outubro 23 15:20:27 UTC 2015

Ola pessoal, boa tarde.

A SINERGIA ENTRE A EDUCAO A DISTNCIA E OS
RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NA CRIAO DE APLICATIVOS MVEIS POR
LICENCIANDOS EXISTE?

Com este titulo, que lhe valeu o titulo de
DESTAQUE na sessão de Ensino na Universidade Federal do Rio Grande do
Sul (UFRGS) nessa semana, meu bolsista Ricardo Cortez Lopes apresentou
nossas considerações provisórias de pesquisa entre a criação de Apps,
REAS, EaD e a formação de professores (ufa!). Compartilho com vocês
minhas preocupações em tentar cada dia mais agregar, incluir, destacar
e, se for o caso, fortalecer os principios filosoficos da Educação
Aberta nessa relação.

Em minha recente participação, no FISL16,
provoquei o pessoal com 2 perguntas e minhas respostas:

A pergunta 1-
O QUE NOS MOVE NA EDUCAÇÃO? A resposta que apresentei: "A IDEIA que
fazemos da vida. Se, como educadores, CREMOS QUE O APRENDIZADO SE
CONSTRI NA VIDA E NA RELAO COM O OUTRO, um recurso com suas marcas de
inicio e fim nos incomoda. Ele é um recurso educacional CONVENCIONAL que
pode ser também digital. Se cremos que o aprendizado se constrói AO
LONGO DA VIDA, com suas marcas conectadas aos textos e contextos "[...]
por meio de práticas, recursos e ambientes abertos, variadas
configurações de ensino e aprendizagem" (AMIEL, 2012, p.19), UM RECURSO
EDUCACIONAL ABERTO NOS CONVIDA A DEIXAR NOSSA MARCA COMO PROVISORIEDADE
DO PROCESSO. "

A pergunta 2- "ONDE NOS APOIAR NESSE MOVIMENTO
(Educação Aberta, EaD, Declaração da Cidade do Cabo)? A resposta que
apresentei: Em ALGO que possa SUPORTAR NOSSAS CRENAS.Os Recursos
Educacionais Abertos (REA) se vinculam ao MOVIMENTO de uma Educação
Aberta. A Educação Aberta, nascida da sinergia entre o ensino presencial
e o ensino a distância, promove compartilhamento e transparência em
ações sustentáveis FORTALECIDAS pelas tecnologias e mídias móveis. "

Acho que deu pra entender o que quero dizer quando comento em
"agregar, incluir, destacar e, se for o caso, fortalecer os principios
filosoficos da Educação Aberta." Nessa proposta do PNE o entendimento de
"ensino" no lugar de uma perspectiva de _EDUCAO_ dificulta as
proposições epistemologicas e interlocução:)

Abraço a todos: Cintia

---

http://www.ufrgs.br/culturadigitalmidiasmoveis/
Profª Drª Cíntia
Inês Boll
Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS
Faculdade de
Educação-FacEd
Departamento de Estudos Especializados-DEE
Prédio 12201 -
Av. Paulo Gama, s/n CEP 90046-900 (051)3308 3099

Em 2015-10-21 15:50,
cienciaaberta-request em lists.okfn.org escreveu:

> Enviar submissões
para a lista de discussão cienciaaberta para

cienciaaberta em lists.okfn.org

> Para se cadastrar ou descadastrar via
WWW, visite o endereço

> ou, via email,
envie uma mensagem com a palavra 'help' no assunto ou
> corpo da
mensagem para
> cienciaaberta-request em lists.okfn.org
>
> Você poderá
entrar em contato com a pessoa que gerencia a lista pelo
> endereço

cienciaaberta-owner em lists.okfn.org

> Quando responder, por favor
edite sua linha Assunto assim ela será
> mais específica que "Re:
Contents of cienciaaberta digest..."

> Tópicos de Hoje:
>
> 1. Re:
[ciência aberta][ogp-br] Plano Nacional de Educação:
> levar propostas
para o MEC (André Stábile)
> 2. [ciência aberta]Tropixel Labs - Ciência
Aberta Ubatuba
> (Henrique Parra)
> 3. Re: [ciência aberta][ogp-br]
Plano Nacional de Educação:
> levar propostas para o MEC (Priscila
Gonsales)

> Message: 1
> Date: Wed, 21 Oct 2015 08:36:35 -0200
> From: André
Stábile <andreduartestabile em gmail.com>
> To: ogp-br em googlegroups.com

Cc: "rea-lista em googlegroups.com" <rea-lista em googlegroups.com>, "Grupo

de interesse em conhecimento livre no Brasil, especialmente dados

abertos // Open Knowledge discussion list for Brazil"

<okfn-br em lists.okfn.org>, Grupo de trabalho em Ciência Aberta

<cienciaaberta em lists.okfn.org>, Débora Sebriam

<debora em educadigital.org.br>, Isis Reis <isis em ok.org.br>, Priscila

Gonsales <prigon em educadigital.org.br>
> Subject: Re: [ciência
aberta][ogp-br] Plano Nacional de Educação:
> levar propostas para o
MEC
<CAAZNw80q6XQQEPNt+LBObrOOzmngWjaGwN4JaTqA2S_nq20H6A em mail.gmail.com>

> Olá Everton e amigos...
>

> Apenas um complemento...
>
> O assunto para o qual o MEC
recentemente abriu consulta pública não é sobre
> o P.N.E. ( Plano
Nacional de Educação ), que já foi anteriormente aprovado
> pelo
Congresso Nacional;

> O texto publicado em 16/09 pelo Ministério da
Educação diz respeito à B. N.
> C. E. ( Base Nacional Comum da Educação
) que é o coração de um sistema
> público de educação, que descreve
quais são os Direitos de Aprendizagem de
> cada estudante, em cada
matéria, em cada ano...

> Informei às pessoas no último encontro
presencial da OGP em Brasília de que
> participo do Movimento Nacional
pela Base Nacional Comum da Educação desde
> há 03 ( três ) anos
atrás...

*http://movimentopelabase.org.br/o-movimento/

<http://movimentopelabase.org.br/o-movimento/>*

> Agora sua sugestão
de traduzir os documentos e levar como sugestão ao MEC
> considero
perfeitamente adequada e mesmo necessária...

> Todas as contribuições
certamente enriquecem por demais o processo e
> ampliam o repertório de
conhecimentos para ajudarmos à formar ao longo do
> tempo e novas
gerações uma outra nova consciência sobre nossas
> responsabilidades
para com a vida, a sociedade e para com o planeta...

> Aguardo nosso
almoço aqui em Sanca-SP...rs...

> Até Breve, honra minha em poder
participar de tudo por aqui...

> Recebam meu abraço sincero...

André Stábile...
> São Caetano do Sul / SP...
>
> Em 21 de outubro de
2015 04:21, Everton Zanella Alvarenga <tom em ok.org.br>
> escreveu:

Obrigado por compartilhar, Carol. Não vale traduzirmos essa boa notícia
dos EUA sobre recursos educacionais abertos e tentarmos levar isso para
a discussão sendo feita na MEC para o Plano Nacional de Educação?
(lançaram semana passada [1]) Fiquei sabendo sobre essa discussão no MEC
no último encontro da OGP em Brasília [2] quando levantei algo que já
tinha sugerido, ainda em 2012, sobre levar para o currículo nacional
questões relacionadas a: 1. acesso à informação (em 2012, no contexto da
recém aprovada Lei de Acesso à Informação); 2. programação para todas
crianças. Para 2, podemos até nos inspirar na política pública da
Argentina [3] e na Inglaterra [4]. Penso que assuntos mais gerais
relacionados ao acesso ao conhecimento científico também seria uma boa
pautarmos. Algo mais? Vamos fazer uma força tarefa e levarmos essas
questões? Foi essa consulta que o pessoal da CGU presentes na reunião
mencionou? Everton [1]
http://pne.mec.gov.br/mais-destaques/416-inep-abre-consulta-publica-para-contribuicoes-a-publicacao-linha-de-base-pne-2014-2024
[7] [2]
http://br.okfn.org/2015/09/19/open-knowledge-brasil-participa-dos-dialogos-para-governo-aberto/
[8] [3]
http://programar.gob.ar/es-oficial-la-programacion-llegara-a-todas-las-escuelas-argentinas/
[9] [4] http://www.bbc.com/news/technology-29010511 [10] On Tue, Oct
20, 2015 at 3:19 PM, Carolina Rossini < carolina.rossini em gmail.com [11]>
wrote:

https://www.whitehouse.gov/blog/2015/10/19/openly-licensed-educational-resources-providing-equitable-access-education-all
[1] -- *Carolina Rossini * *Vice President, International Policy*
*Public Knowledge* *http://www.publicknowledge.org/ [2]
<http://www.publicknowledge.org/ [3]>* + 1 6176979389 | skype:
carolrossini | @carolinarossini
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para ogp-br em googlegroups.com
[13]. Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/ogp-br [14].
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout [15].