[ciência aberta]Dados das universidades a serem abertos

Alexsandro Cardoso Carvalho alexsandroccarv em ccarvalho.net
Quarta Agosto 10 19:47:24 UTC 2016

O problema de boa parte dos itens elencados nas mensagens anteriores é
definir os mecanismos de coleta e formas de disponibilização. A maioria
das instituições não possuem esses dados coletados e armazenados.
Mesmo os dados financeiros, que em sua maioria já são publicos, sõa
quase impossível de analisar (comprasnet, sipac, siaf, orçamento).

Aqui na UNIFESP, no setor de TI da PROGRAD estamos estudando a
possibilidade de disponibilizar os microdados dos alunos, matrículas,
vestibular, etc. excluindo ou mascarando apenas os dados que identificam
a pessoa. Mas ainda está em nível inicial.

Outra informação é que recentemente o decreto 8539/2015 institui o
Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e pelo que estamos vendo do
sistema aumenta muito a transparência e controle social. Mas ele não
padroniza as informações. Talvez definir alguns padrões auxilia-se na
coleta desses dados de forma estruturada de todas as universidades.

Há muitos dados que compõe o SINAES
(http://portal.inep.gov.br/superior-sinaes) que já são coletados e
enviados ao INEP e que não são publicos e contemplariam muitas
informações acadêmicas. Aqui um debate sobre o tema:
http://edemocracia.camara.gov.br/web/consocial/forum/-/message_boards/message/569094
---
Alexsandro Cardoso Carvalho
Universidade Federal de São Paulo
Analista de Tecnologia da Informação

Mobile: +55 11 970284648
jabber: alexsandroccarv em jabber.org

* Se existirem anexos neste correio eletrônico eles estão em formatos
abertos, seguindo o padrão odt e pdf. No âmbito da Administração
Pública Federal direta, autárquica e fundacional, e técnicas seu uso é
obrigatório e regido pela portaria 05, de 14 de julho de 2005 do
Ministério do Planejamento.
* O formato Odf (Open Documment Format) também é regido pela norma
técnica NBR ISO/IEC 26.300 (ODF) - Caso você não possua um programa de
computador habilitado para a
leitura destes formatos, você poderão instalar em seu computador
ratuitamente a partir dos links abaixo: .odf -
http://www.libreoffice.org/
.pdf - http://pdfreaders.org/index.pt.html
* Para outros formatos consulte o Guia de Interoperabilidade do Governo
Brasileiro (e-ping)
http://www.governoeletronico.gov.br/biblioteca/arquivos/documento-da-e-ping-versao-2011.