[ciência aberta]Fwd: Pré-convite - Propor atividades OpenCon Campinas

Quinta Agosto 18 12:03:46 UTC 2016

Ni! Olá Andreiwid,

Muito legal que vocês farão um satélite da OpenCon aí em Campinas,
especialmente num Instituto Federal.

Como o Felipe mencionou, ano passado fizemos já em parceria com a OpenCon o
encontro do grupo na ECA-USP, e seria legal continuar essa ideia.

Eu estou fora do país por tempo indeterminado, mas o que posso oferecer da
minha experiência de ter organizado o primeiro encontro e apoiado a
organização dos dois seguintes está no registro público na wiki do exemplo
de como tudo foi feito nos três episódios:

https://pt.wikiversity.org/wiki/Portal:Ci%C3%AAncia_Aberta#Conclu.C3.ADdas

Veja as atividades anotadas como 'encontro 2013/2014/2015', ali está o
espaço de organização, diferente dos sites dos encontros no blog.

Fique à vontade para usar a estrutura da wikiversidade, da lista, e do blog
do grupo para montar o site e organizar e divulgar o encontro se achar útil.

Para manter o histórico dessas experiências, eu acharia bom ao menos usar
uma página na wikiversidade para registrar a organização, e caso prefira um
site exterior, no mínimo criar uma página no blog para referenciá-lo e
deixar algum registro após.

Não sei como vocês estão de recursos, se teriam como mobilizar pessoas de
fora de Campinas, até porque pelo que entendi o encontro seria apenas um
dia e assim não faz tanto sentido vir de muito longe. Mas ao mesmo tempo, a
filosofia da OpenCon - e que mesmo antes já havíamos discutido no grupo - é
que possam haver múltiplos corpos celestes*. Então nada impede de haverem
várias OpenCons no Brasil, de diferentes datas, tamanhos e formatos,
associadas ou não com o grupo.

*("satélites" é muito gringo-cêntrico, rsrs, e de todo modo nossos
encontros predatam a OpenCon)

Ano passado começamos a nos organizar em Maio e foi tudo bastante corrido
pois resolvemos fazer uma chamada de trabalhos com revisão por pares e
todas as formalidades. Não acho que haveria tempo hábil para fazerem o
mesmo ainda este ano, e novamente um encontro de um dia não requer tanto,
melhor fazer uma chamada simples aliada a uma curadoria da organização.

Bom, espero que outras pessoas possam dar uma mão, o fuxico é que há outros
eventos de ciência aberta planejados perto dessa época, como o primeiro
Encontro de Hardware Aberto (em São Paulo, mas parceria com o LNLS em
Campinas), e próximo o Tropixel Lab (ou nome semelhante, em Ubatuba). Todos
tem uma relação de irmandade com o grupo, e a OpenCon no IFSP é mais que
bem vinda a se aproximar destes (Rafa+Daniel, Felipe F.+Henrique, alô?!).

Enfim, desculpe se já escrevi demais, mas dar palipte é como posso ajudar
agora hehe.

Fale mais aí do que vem planejando pra seguir com o Felipe N. e demais =)

Abração,
ale
.~´