[ciência aberta]acordo google/unicamp

Quarta Janeiro 20 17:07:58 UTC 2016

Oi David,

Meu ponto de vista...

Como amplamente divulgado pela imprensa internacional e nacional, o Google
é uma das empresas de mídia que secretamente cooperararam (e nada indica
que isso tenha sido interrompido) com o governo dos EUA na espionagem
massiva de informações privadas de seus usuários em outros países para
garantir vantagem política e comercial ao governo e às empresas
estadunidenses.

Nossos centros de excelência intelectual e criativa deveriam estar
produzindo alternativas a essa situação de submissão e vulnerabilidade
política e econômica, ao invés de a estimulando e perpetuando. E claro,
preferencialmente alternativas de código aberto, que pudessem se valer da
cooperação com países capazes, e beneficiar países sem os meios.

Para não parecer uma sugestão desamparada, além das mencionandas no texto
para gestão de aulas, iniciativas open-source estão próximas de prover o
necessário mesmo no campo de "cloud office", sem qualquer orquestração
institucional para apoiá-las, i.e. <
https://owncloud.org/blog/libreoffice-online-has-arrived-in-owncloud/>.

Já o modo de gabinete fechado com estão sendo feitos esses acordos torna-os
suscetíveis à burrice e ignorância, e pode muito bem estar sendo usado para
camuflar atos de má fé, como corrupção.

Portanto minha resposta seria "ambos os motivos".

(E pra não falar na piada que é achar que um problema sério das
universidades é falta de aplicativo, né. Como se esses e equivalentes já
não estivessem disponíveis pros seus membros até para além das suas
necessidades. Esses acordos são meras jogadas de marketing pro Google, que
lhe redem muito crédito mas não melhoram em nada as condições das
universidades, enquanto retiram um tanto de seu potencial de autonomia em
infra-estrutura.)

Abs,