[ciência aberta]acordo google/unicamp

Alexsandro Carvalho alexsandroccarv em ccarvalho.net
Quarta Janeiro 20 19:11:10 UTC 2016

A adesão à acordos com empresas que geram renda pelo monitoramento de seus
usuários é um problema "em sí", mas em uma universidade pública permitir
que os dados de ensino, pesquisa e extensão sejam armazenados em uma
empresa dos Estados Unidos é um problema maior.

Sem contar que contraria o decreto 8135 do governo federal que determina
que o uso de e-mails deverá usar infraestrutura interna ao governo. "§ 2º
Os órgãos e entidades da União a que se refere o caput deverão adotar os
serviços de correio eletrônico e suas funcionalidades complementares
oferecidos por órgãos e entidades da administração pública federal."

As universidades em geral devem avançar na construção de um conhecimento
aberto com a ampla utilização de softwares livres e não aderir as
escondidas a acordos duvidosos. O foco em softwares livre é uma forma de
manter este conhecimento aberto e disponivel a toda a sociedade.

Em 20 de janeiro de 2016 14:15, David Beserra <dw.beserra em gmail.com>
escreveu:

> Mas vocês vêem algum problema na aproximação do Google junto as nossas
> universidades? Ou vêem problema em como isso está sendo feito.
>
> Não entendi bem.
>
> Abc

------
* Alexsandro Cardoso Carvalho*
Universidade Federal de São Paulo
Analista de Tecnologia da Informação

Mobile: +55 11 970284648
jabber: alexsandroccarv em jabber.org

        Se existirem anexos neste correio eletrônico eles estão em formatos
abertos, seguindo o padrão odt e pdf. No âmbito da Administração Pública
Federal direta, autárquica e fundacional, e técnicas seu uso é obrigatório
e regido pela portaria 05, de 14 de julho de 2005 do Ministério do
Planejamento.
       O formato Odf (Open Documment Format) também é regido pela norma
técnica NBR ISO/IEC 26.300 (ODF)
Caso você não possua um programa de computador habilitado para a leitura
destes formatos, você poderão instalar em seu computador gratuitamente a
partir dos links abaixo:
.odf - http://www.broffice.org/
.pdf - http://pdfreaders.org/index.pt.html
       Para outros formatos consulte o Guia de Interoperabilidade do
Governo Brasileiro (e-ping)
http://www.governoeletronico.gov.br/biblioteca/arquivos/documento-da-e-ping-versao-2011