[ciência aberta] Publicado o Manifesto GOSH (Global Open Science Hardware)

Rafael Pezzi rafael.pezzi em ufrgs.br
Quarta Junho 1 16:45:09 UTC 2016

Os participantes do Primeiro Encontro de Hardware Científico Aberto e
Livre <http://openhardware.science/>, que ocorreu em Março de 2016 em
Genebra, na Suiça, elaboraram o Manifesto GOSH
<http://openhardware.science/gosh-manifesto/> (Global Open Science
Hardware).

O manifesto estabelece os princípios de Hardware Aberto e Livre para
Ciência Global (tradução livre), qualificando-o quanto a acessibilidade,
qualidade de ciência, ética, transformação da cultura científica, entre
outros. É um importante documento para guiar as novas gerações de
cientistas e tecnologistas. Também é importante apontar para as
transformações em curso da ciência no que se refere ao hardware, uma vez
que até hoje a discussão de abertura ficou centrada na questão de acesso
às publicações científica e aos dados científicos.

Destaco também que eu, particularmente, acredito que seria mais adequado
fazer referência ao movimento software livre (free software) ao invés do
de software de código aberto (open source software) no seguinte trecho

    We follow the beliefs already established by open source software,
    open science, and open hardware movements.

A diferença é sutil, mas que merece ser compreendida.

Acesse o manifesto em http://openhardware.science/gosh-manifesto/. Você
também pode, assim como eu fiz, endossá-lo.

Rafael