[ciência aberta]bases de patentes e conhecimento aberto

Miguel Said Vieira msv em dev.full.nom.br
Terça Março 8 16:19:35 UTC 2016

Oi Alexsandro,

perdão pela demora em responder. Acho a ideia bastante promissora, mas
penso que você terá que lidar com duas questões importantes: a tendência
de que as patentes sejam redigidas de forma a maximizar as
possibilidades jurídicas, e a minimizar a divulgação de informações
práticas sobre
seus objetos; e o fato de que as patentes registradas hoje em dia são
cada vez menos invenções (e cada vez mais descobertas, ou até meras
estrategias de controle de mercado). Penso que essas tendências não
inviabilizam necessariamente a sua proposta de ferramenta, mas precisam
ser encaradas como uma característica do cenário atual que delimita o
potencial dela.

Abraço!
Miguel