[ciência aberta]Fwd: [Proftraducao] Fwd: Fórum de Debates - "Direitos Autorais - Registro e vídeo

Jorge Machado machado em usp.br
Domingo Maio 1 17:16:11 UTC 2016

Olá pessoas, Olá Bia,

Grato por compartilhar, pois a partir disso pode vir uma novo política
editorial na USP (inclusive EDUSP)!

Dei uma olhada no debate. No começou achei interessante, mas dando uma
pulada para o final, fiquei surpreso ao ver que os professores de
direito autoral são contra a licença creative commons - sem propor algo
consistente como alternativa. Acho que tem vários argumentos ali que são
fáceis de rebater, mas gostaria de destacar que as licenças creative
commons são uma importante sinalização quando o objetivo é a
disseminação internacional. Na USP, o foco há anos é absulatamente claro
na internacionalização. Apesar das licenças CC não serem perfeitamente
adptadas ao direito autoral brasileiro - considerado um dos piores do
mundo em vários estudos, ver IP Watchlist Report, da Consommers
Internatonal - eles atendem aos objetivos principais de difusão do
conhecimento e são de simples entendimento para o público. E nem vou
falar das outras vantagens da CC ao modelar as diferentes formas de reuso.

Posso compreender esse discurso - muito comum entre o pessoal do direito
- como sendo advindo de uma área onde se publica quase que
exclusivamente em português e que interação contra outras legislações e
a comunicação internacional nunca está em primeiro plano. Enfim,
parece-me que também há um fundo cultural nisso.

Abra.,

Jorge