[ciência aberta]Fwd: [Proftraducao] Fwd: Fórum de Debates - "Direitos Autorais - Registro e vídeo

Sueli Mara Ferreira sueli.ferreira em gmail.com
Segunda Maio 2 00:39:39 UTC 2016

Ola pessoal

Jorge, fiquei contente em ver seus comentários.  Eu ainda nao consegui
assistir os videos, mas estava bem preocupada com o teor das discussões
mesmo. Conheço os professores que estavam palestrando e, realmente estava
querendo saber até que ponto ja estavam mais abertos aos temas do acesso
aberto e das licenças.  Pelo seu comentário ainda estão fechados, o que é
mesmo uma pena.

Infelizmente faltam pessoas da área de Direito na USP que já tenham
entendido na sua plenitude todo o processo envolvido na comunicação
científica, ate porque no país essa área ainda está começando a se
introduzir nas normas internacionais exigidas para conteúdos científicos.
Em alguns congressos da área, até se escuta que Direito não é ciência.

Mas isso está mudando, mais devagar do que o necessário, mas é bem
importante que tenhamos pessoas do Direito da USP envolvidos.  Eu até acho
que, se o Jorge topar, poderiamos tentar chama-los para uma conversa, ou
irmos até a Sao Francisco e conversar.   Podemos conseguir entender melhor
a proposta deles e eles entenderem melhor a nossa, pode ser uma aproximação
benéfica para a área e para todos nós.

que tal?

Sueli

Em 1 de maio de 2016 14:16, Jorge Machado <machado em usp.br> escreveu:

> Olá pessoas, Olá Bia,
>
> Grato por compartilhar, pois a partir disso pode vir uma novo política
> editorial na USP (inclusive EDUSP)!
>
> Dei uma olhada no debate. No começou achei interessante, mas dando uma
> pulada para o final, fiquei surpreso ao ver que os professores de
> direito autoral são contra a licença creative commons - sem propor algo
> consistente como alternativa. Acho que tem vários argumentos ali que são
> fáceis de rebater, mas gostaria de destacar que as licenças creative
> commons são uma importante sinalização quando o objetivo é a
> [...]

Profa. Dra. Sueli Mara Soares Pinto Ferreira
Professora Titular FFCLRP - Universidade de São Paulo
IFLA LAC Chair - Seção da América Latina e Caribe da IFLA
Email: sueli.ferreira em gmail.com  e   i <smferrei em usp.br>
flalac.chair em gmail.com
Cel: +55-11-971005819