[ciência aberta]lançamento do Projeto Pauliceia 2.0

Katia C katiacccuba em gmail.com
Quinta Março 30 13:08:39 UTC 2017


Lindo!!! 
Quando conheci esses mapas interativos, eu quis fazer um pibic relacionado ao mapeamento dos grupos de cultura popular de São Luís do Maranhão que não são poucos. Mas ficou só na ideia...

🌿Katia C C Cuba
Professora de Literatura e Língua Portuguesa - IFMA
98 988247921


> Em 29 de mar de 2017, às 17:11, Henrique Parra <opensocialsciences em gmail.com> escreveu:
> 
> 
> Car em s,
> Compartilho convite desse projeto do colega Luis Ferla. Muito legal essa iniciativa!
> Abraços,
> Henrique
> 
> -------- Forwarded Message --------
> Date:	Sun, 26 Mar 2017 11:08:58 -0300
> From:	Luis Ferla <ferla em unifesp.br>
> 
> CONVITE
> Caras e caros:
> Convite: Esse é um convite muito especial aos colegas historiadores, particularmente àqueles que pesquisaram, pesquisam ou pretendem estudar a história da cidade de São Paulo. Dia 4 de abril, uma terça-feira, as 14h no Arquivo do Estado, faremos o lançamento do projeto "Pauliceia 2.0: mapeamento colaborativo da história de São Paulo (1870-1940)" (ver cartaz em anexo). O projeto pretende desenvolver uma plataforma colaborativa e aberta, que congregue e articule espacialmente as pesquisas sobre a história da cidade (ver resumo abaixo). A ideia desse evento é não apenas tirar dúvidas sobre o projeto, mas principalmente ouvir sugestões sobre como deve ser a dita plataforma, já que são os próprios historiadores da cidade os seus futuros usuários e colaboradores. 
> Resumo do projeto:  O projeto prevê o desenvolvimento e a disponibilização na rede mundial de computadores de uma base cartográfica digital histórica da cidade de São Paulo (1870-1940), associada a uma interface que permita a interatividade de pesquisadores interessados, de forma a que estes possam alimentar a base disponibilizada com eventos espacializáveis de suas próprias investigações. Dessa forma, pesquisadores interessados poderão produzir mapas e visualizações de suas respectivas pesquisas, a partir da base fornecida, ao mesmo tempo em que acabarão por enriquecer a base disponibilizada com as informações que terão alimentado ao sistema. Pretende-se, assim, criar as condições para o enriquecimento das abordagens da história de São Paulo daquele período, fazendo-o em conformidade com os mais recentes e interessantes desdobramentos das chamadas humanidades digitais, voltados ao trabalho colaborativo e à livre circulação do conhecimento. 
> Financiamento e parcerias: O projeto foi contemplado pela chamada eScience da Fapesp, e é uma parceria entre os campus Guarulhos (grupos Hímaco e CAPPH) e São José dos Campos da Unifesp, o INPE, o Arquivo do Estado e a Emory University.
> 
> Serviço: dia 4 de abril, terça-feira, das 14 às 17h, no Arquivo do Estado (Rua Voluntários da Pátria, 596, próximo ao metrô Tietê).
> 
> Aguardamos vocês lá a agradecemos toda e qualquer ajuda na divulgação!
> 
> Um abraço.
> 
> Luis.
> 
> <cartaz.jpg>
> _______________________________________________
> Blog: http://cienciaaberta.net
> Wiki: http://pt.wikiversity.org/wiki/Portal:Ciência_Aberta
> Chat: http://webchat.freenode.net/?channels=cienciaaberta
> Lista cienciaaberta
> cienciaaberta em lists.okfn.org
> https://lists.okfn.org/mailman/listinfo/cienciaaberta
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.okfn.org/pipermail/cienciaaberta/attachments/20170330/3215bdfe/attachment-0003.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão cienciaaberta