[ciência aberta] Casos de impedimento institucional para o desenvolvimento de tecnologias livres

Rafael Pezzi rafael.pezzi em ufrgs.br
Quinta Setembro 28 15:22:14 UTC 2017

Pessoal,

Sabemos que em geral não existe apoio institucional para o
desenvolvimento de tecnologias livres pois, tipicamente, os critérios de
avaliação de desempenho acadêmico são baseados em propriedade
intelectual.  Já ouvi relatos informais sobre esta dificuldade atingindo
outros níveis e estou buscando exemplo de instituições que dificultam o
desenvolvimento de projetos e tecnologias livres de forma mais direta,
seja por políticas oficiais ou informais que criam obstáculos para um
funcionário ou pesquisador de licenciar seus projetos sob os termos de
licenças livres. Gostaria de saber se alguém conhece algum caso deste tipo?

Estou participando na elaboração de um texto sobre hardware livre e
aberto na ciência e exemplos disto seriam ilustrativos do extremo que
pode-se chegar.

Obrigado,
Rafael