[ciência aberta]Redes sociais, liberdades e ciência aberta

Alexandre Hannud Abdo abdo em member.fsf.org
Segunda Novembro 12 00:03:13 UTC 2018

Ni!

Oi Kátia, toquei o assunto do e-mail para corresponder e contextualizar sua
pergunta.

Entendo que o a questão posta é pertinente à lista, uma vez que liberdade
de cátedra e de expressão são pressupostos para ciência aberta, e nos
encontramos diante da necessidade de defendê-las. A lei "anti-terrorismo",
grave, não é nem a primeira e nem será a pior ameaça a ambas dentro do
atual clima político do país.

Não por acaso, colegas desta mesma lista tem produção a respeito de redes
sociais e democracia. Em particular, junto ao Henrique Parra, publiquei
alguns artigos buscando explicar o problema político de utilisar redes
centralizadas onde o comportamento do usuário é o produto. Se me permite
sugerir, a nossa última publicação
<http://livro.democraciadigital.org.br/files/2017/05/Cap5_PARRA_ABDO_2016.pdf>
considero a mais detalhada.

Porém, é preciso entender o papel dessas redes na dinâmica política em
questão. A partir da situação atual, no curto prazo, o uso de mídias
sociais pro-usuário, se podemos chamá-las assim, servirá como importante
defesa em situações de perseguição. Contudo, essas redes não serão o melhor
meio para quem não precisa se defender reagir à perseguição, dado seu
alcance significativamente reduzido.

Já no longo prazo, com uma adesão em massa, e teria sido o caso se houvera
uma mobilização nesse sentido antes da polarização ocorrer, mídias sociais
pro-usuário podem contribuir para evitar a extremização e a propulsão de
posições irracionais de todos os campos.

Bem, concretamente, sobre a alternativa ao Facebook que você menciona, o
software Diaspora - para quem não sabe, um software para rede social
descentralizada - é significatiavmente limitado em modalidades de
privacidade e não é estado-da-arte em segurança quando comparado a outros.
Nesse universo eu recomendo o Hubzilla <https://project.hubzilla.org/>.

Para chat, no lugar do Whatsapp a alternativa mais interessantes atualmente
chama-se Riot <https://riot.im/>. A interface móvel dele é um pouco
inabitual, mas está sendo retrabalhada para ser mais familiar. O nosso
grupo mesmo já tem há tempos seu canal
<https://riot.im/app/#/room/#cienciaaberta:matrix.org> na rede do Riot.

Porém, considerando o médio prazo, nenhuma dessas redes será adotada em
massa enquanto não houverem organizações para prestar esses serviços
difundidas pela sociedade, substituindo os monopólios cujo modelo de
negócio é, assumidamente, conhecer para dividir, dividir para prever,
prever para induzir.

Isso exigirá que as pessoas apoiem essas organizações, o que é uma mudança
de paradigma significativa. Na França existe como bom exemplo um coletivo
de organizações desse tipo chamado CHATONS <https://chatons.org/>,
constituído de empresas, associacões e cooperativas.

No contexto da ciência e tecnologia, as universidades e outras instituições
científicas estão em posição privilegiada, e estiveram por muito tempo
organizadas, para prover serviços de informação e assim garantir ativamente
as liberdades relacionadas de seus membros.

Infelizmente, diferentes crises fizeram com que muitas instituições
jogassem seus sistemas de informação nas mãos desses mesmos monopólios. Mas
esse é um cenário que pode ser revertido, mesmo se de inicio em paralelo
onde ja houve conversão. E o cenário atual pode ser condutivo a promover
tecnologias mais seguras e descentralizadas, evitando a tendência por
projetos isolados em cada instituição.

Abraços,

ale
.~´