[ciência aberta] Digest cienciaaberta, volume 80, assunto 9

Tatiane tatiane.pacanaro em gmail.com
Terça Dezembro 31 15:04:19 UTC 2019

Olá Fábio,

Lamentável a resposta da UFRGS. Complementando o que o Alê Abdo colocou,
acredito que seja mais um caso de desconhecimento por parte da nova gestão.
Talvez seja necessário mostrar normativas como a Resolução do Conselho
Nacional de Educação  Nº 1, DE 11 DE MARÇO DE 2016 que estabelece
diretrizes para cursos EaD, com destaque para o parágrafo 4º:
https://www.capes.gov.br/images/stories/download/REA/14112017-REA-Resolucao-1-11-marco-2016-Diretrizes-para-EaD-Licencas-Abertas.pdf
.

Pode-se argumentar, ainda, que os Termos que os Bolsistas da Universidade
Aberta do Brasil assinam com a CAPES preveem a escolha, por parte dos
autores, de 1 das 4 licenças que permitem reuso/remix, tendo em vista a
necessidade de os materiais financiados com recursos públicos serem
abertos, ou seja, REA e não apenas RED. O próprio site da CAPES traz
informações sobre as licenças que são aceitas no âmbito do Sistema UAB:
https://www.capes.gov.br/uab/rea

Por fim, entendo que enquanto instituição pública, a UFRGS tem que seguir o
que está na Resolução acima e não pode colocar em seu Edital licenças
restritivas que não permitam o reuso.

Abs,

Tatiane