[ciência aberta]Licenças livres são proibidas em edital

Domingo Dezembro 29 14:35:46 UTC 2019

Ni! Oi Fábio,

Vendo que vocês já foram contemplados por esse edital anteriormente, eu
suspeitaria do caso típico de renovação de diretoria, com chegada de
pessoas que não entedem a questão, quando é preciso explicar tudo de novo.
E quem sabe tentar estabelecer um marco oficial para que não se repita, se
houver abertura.

Se não for o caso, pode ser que eles tenham planos, ou imaginem que os
autores tenham, de lançar os materiais produzidos via uma editora, que irá
empacotá-los em formato para consumo, e não querem concorrência. O que é
uma estratégia pouco inteligente e que poderia ser melhor avançada com uma
licença SA, que permitiria concorrência mas dentro de um campo virtuoso.
Isso complicaria a discussão, mas na base está a ideia de que os autores ou
a instituição tem algo a recuperar, quando na realidade já foram pagos pelo
serviço, o que permitiria convencê-los a ao menos abrir o leque de licenças
para contemplar quem prefere modelos não excludentes, com todas as
vantagens que não usar NC confere. O fato de vocês já terem ganho esse
edital tem um peso importante aí.

Há ainda alguns movimentos recentes dentro da discussão de abertura, de
astúcia duvidosa e ecoando velhas fantasias, como vimos na discussão que me
fez escrever este post
<https://www.cienciaaberta.net/o-uso-da-clausula-cc-nao-comercial-prejudica-a-ciencia-aberta/>.
Os argumentos que expus podem também ser aplicados no caso da educação.
Além, claro, dos argumentos mais ligados a REA expostos em documentos como
o Guia EA <http://educadigital.org.br/guiaEA/o-guia/>, dentre os quais a
importância de maximizar o reuso e a interoperabilidade dos materiais (até
com a Wikipédia, como vc sabe bem) e o princípio de não restringir quem na
sociedade pode aproveitar bens intelectuais não excludentes pagos por todos.

Certamente o fato que foram escolhidos no edital anterior abre para vocês a
possibilidade de discutir com a secretaria essa questão, não? Quando,
naturalmente, mostrar o apoio de outras pessoas e grupos da UFRGS pode
ajudar.

.~´