[ciência aberta]Licenças livres são proibidas em edital

Rafael Pezzi rafael.pezzi em ufrgs.br
Segunda Dezembro 30 07:56:08 UTC 2019

Oi Fabio,

O Repositório LUME da UFRGS (https://www.lume.ufrgs.br/) adota a licença
CC-BY-NC-SA como padrão. Eu suponho que quem elaborou o edital não tenha
feito nada mais do que escolher a licença padrão do repositório. O ideal
seria mesmo uma conversa para retificar o edital, mas no pior dos casos,
o edital não proibe duplo licenciamento. Existem diversos trabalhos que
estão licenciados de uma forma nos metadados do Lume, mas também sob uma
licença livre - vide este exemplo <http://hdl.handle.net/10183/200080>.

O pessoal do SEAD é acessível para estas conversas, inclusive no passado
já conversei com eles para incluirem outras alternativas de
licenciamento no formulário
<https://www.ufrgs.br/napead/lume-assets/Formulario.pdf> de submissão de
projetos ao LUME - incuido CC-BY-SA e até a Licença de Hardware Aberto
do CERN.

Abraço,
Rafael

Rafael P. Pezzi