[ciência aberta]Digest cienciaaberta, volume 80, assunto 9

Marina De Freitas marinappdf em gmail.com
Sexta Janeiro 3 14:20:45 UTC 2020

Olá!

Entendo a preocupação com o respeito a linha pedagógica escolhida pelo autor, é importante reforçar que ensino não é apenas conteúdo, que existem diversas teorias e metodologias que guiam a forma como o tutor vai apresentar o conteúdo. Inclusive, acho muito legal quando os materiais destacam quais as teorias e metodologias foram usadas.
A remixagem permite que a pedagogia de uma material seja alterada, mesmo que o conteúdo seja o mesmo. E isso traz vantagens e desvantagens, como qualquer obra publicada em cc. Se por um lado ela pode ser alterada para pior, retirando elementos importantes para que a pedagogia escolhida "funcione", ela pode ser atualizada e melhorada, recriada para diferentes realidades. Bloquear isso é bloquear a liberdade de reuso e adaptação, tão importantes para a cultura livre.
Se a preocupação for com a pedagogia do autor, penso ser mais vantajoso exigir um capítulo que explique, mesmo que brevemente, a pedagogia escolhida. Como um guia do material didático, que explique a razão da sequência de atividades, experimentos e etc. Assim, o prof., ao usar o material, vai melhor entender porque cada passa deve ser dado, e vai poder adaptar o material didático para sua realidade ainda dentro da pedagogia do autor (se assim ele quiser).
É importante lembrar que um prof/tutor quando aplica um material didático (quase) sempre vai alterar ele, de uma forma ou outra. É muito comum o material didático ser só um apoio no qual o prof usa a sua própria pedagogia. Acredito que impedir legalmente que o material seja remixado não impede que, na aplicação, o material didático seja remixada pelo usuário, no próprio uso. Então, na prática, a licença só impede que novos matérias sejam produzidos e distribuídos, mas não impede que, na sua aplicação e uso, sejam alterados.
Por esses motivos entendo que exigir cc-nd-nc não cumpre com o objetivo de manter a linha pedagógica escolhida pelo autor.
Reforço que essa preocupação, de manter a metodologia de ensino escolhida pelo autor do material ou técnica, é muito importante quando pensamos em difundir um novo material ou metodologia. Queremos que uma metodologia seja aplicada como planejada e testada, para que alcance seus objetivos didáticos. Acredito que a remixagem tem mais a contribuir com isso do que prejudicar, porém é preciso pensar como o usuário final (no caso, os profs) vai ter acesso ao racional por trás da metodologia, de forma que ela seja adaptada sem perda de "funcionamento".

O Prof. Ives Araújo, do PPG de Ensino de Física da UFRGS, tem pesquisado isso, com foco na difusão de métodos ativos de ensino de física.

Espero ter contribuído com a discussão,

Feliz ano novo!

Marina de Freitas

--
Enviado de meu dispositivo Android com K-9 mail. Desculpe-me pela brevidade.