[ciência aberta]Digest cienciaaberta, volume 80, assunto 9

Alexandre Hannud Abdo abdo em member.fsf.org
Quinta Janeiro 9 13:11:12 UTC 2020

Ni! Eita, só agora com a mensagem da Marina percebi que estamos falando de
uma licença *ND* ! Nem me passou pela cabeça enquanto lia a mensagem
original do Fábio, que interpretei mal. E a mensagem do Pezzi em seguida
fazendo referência à licença NC-SA do Lume - que também não viu o ND ou foi
distraído pela minha msg anterior - prolongou minha confusão. Agora que
entendi direito, a justificativa me parece ainda mais profundamente
descabida. As observações da Marina, Tatiane e demais são super
pertinentes. Me parece que a justificativa ignora as razões básicas da
importância de REA: a possibilidade de aprimorar o conteúdo; a economia
incremental do investimento, agravado que se trata de investimento público;
que uma linha pedagógica fixa não se adapta aos contextos reais diversos
onde o material pode ser aplicado; a interação entre conteúdos para
realizar projetos; etc. Além de colocar o "autor" universitário como
dirigente, negando a importância da autonomia do professor em adaptar os
conteúdos e a linha pedagógica ao seu contexto de aprendizado. E além de
misturar definição de linha pedagógica com direito autoral, que pelas
razões citadas é um instrumento inadequado para isso. Lamentável. Se não se
sensibilizam aos argumentos, de fato resta o licenciamento duplo como
comentou o Pezzi. E comunicar a situação em outros espaços de defesa de REA
além deste. Abraço! .~´