[Escola de Dados] Processing?

Thiago Bueno tbueno em tbueno.com
Quinta Outubro 24 15:00:36 UTC 2013

Olá Marco,

Eu usei Processing durante anos! Ainda é uma ferramenta relevante sim,
porém sua aplicações principais andam muito além da visualização de dados,
indo pra coisas como instalações multimídia com sons, animações, etc...

Eu compararia Procesing e D3 da seguinte maneira:

D3 -> Visualizações Web, lidando com conteúdo online e dados normalizados
como JSON...
Processing -> Visualizações portáveis (mobile, Desktop, Web), com acesso a
banco de dado ou dispositivos externos via conexões com JVM.

ps.: Não explorei muito a nova versão do Processing, mas dizem que o
suporte a Javascript tá muito melhor com o Processing.js(o que seria um
port do Processinv concorrente do D3, no caso)

Thiago Bueno
http://tbueno.com