[Escola de Dados] Como automatizar buscas no Diário Oficial?

Marco Túlio Pires mtrpires em gmail.com
Segunda Novembro 21 21:14:04 UTC 2016

Ei, Mariana!

Seja bem-vinda à lista!

Cada órgão do executivo é responsável pela publicação do seu diário
oficial. Os formatos variam. Em São Paulo, tanto o estado
<http://www.imprensaoficial.com.br> quanto a cidade
<http://www.docidadesp.imprensaoficial.com.br/> contratam os serviços da
imprensa oficial. O sistema deles permite buscas manuais e exibição no
formato PDF. Fica complicado automatizar, mas não é impossível. Talvez
alguém aqui na lista já montou ou quer montar um script pra automatizar
isso.

Em 2014, um grupo da USP fez uma parceria com a CGM
<http://colab.each.usp.br/?tag=diario-livre> para divulgar o diário oficial
em formato texto e aberto, mas o site não está funcionando mais.

O governo federal anunciou
<http://www.brasil.gov.br/governo/2016/11/diario-oficial-da-uniao-sera-publicado-em-formato-aberto>
que vai publicar o diário oficial da união em formato aberto daqui 6 meses.
Daí vai ficar bem mais fácil criar programas pra automatizar buscas e dar
avisos.

Dá pra tentar algo meio capenga usando o Change Detection
<http://www.changedetection.com/>. Você faz uma busca no diário oficial pra
procurar na data mais atual, copia e cola a URL gerada a partir dessa busca
no site e coloca seu email. Toda vez que tiver uma alteração, ou seja, uma
ocorrência nova nessa busca, o site vai te avisar por email. Eu nunca
tentei, mas pode funcionar :)

Alguém já tentou alguma outra coisa?

Marco Túlio Pires :: journogeek :: @mtrpires