[Gastosabertos-dev] Soluções pra API REST em Flask/Python

Luiz Armesto luiz.armesto em gmail.com
Terça Abril 28 15:40:42 UTC 2015

O python-eve eu já tinha visto e é o que me parece mais interessante,
principalmente pelo fato dele já criar a API a partir de configurações
(dicionários para os resources nos quais se define o schema e outras
opções). Também tem a vantagem de, a uma primeira olhada, ser amigável a
outros backends além do MongoDB (o padrão dele) tendo uma interface para
usar extensões. O que precisamos avaliar é a facilidade de criar endpoints
personalizados, que fujam um pouco do CRUD padrão que ele se propõe a
fornecer. Por exemplo, endpoints que façam agregação de valores com base em
algum critério passado ou outros tipos de resultado de análises que possam
ser interessantes.

O django-rest eu ainda não cheguei a ver muito bem, me parece ser o análogo
ao flask-restful para o django. Deve ser muito amarrado ao "django way",
diminuindo um pouco a liberdade que temos com o flask e aumentando o peso
da aplicação, pois teriamos que carregar junto o django inteiro. Em um
primeiro momento não vejo no que ajudaria mais do que o flask-restful.

o spyne eu ainda não conhecia, mas também de cara não vi vantagem em
relação ao flask-restful. Vou dar uma olhada melhor. Mas de qualquer modo
me pareceu uma lib interessante para usar com RPC. Deixei anotada aqui :)

[]'s

Luiz Armesto