[Gastosabertos-dev] [okfn-br] Fwd: Re: Licença do projeto e dos componentes

Edgar Zanella Alvarenga e em vaz.io
Segunda Fevereiro 9 17:10:23 UTC 2015

On 09/02/2015 14:41, Andres MRM wrote:
> Inverto sua pergunta: você gostaria de permitir que uma pessoa
> implemente uma
> modificação fechada, mesmo que isso implique em obrigar qualquer
> outra pessoa
> a não poder utilizar essas novas modificações?

Obrigar a não poder utilizar? Se alguém implementa uma modificação
fechada
e não libera o código, ela não te obriga a não utilizar, ela não te dá
o direito
necessariamente de utilizar a versão modificada por ela. Talvez ela
queira
te dar esse direito mediante a pagamento ou qualquer outra forma que
ela achar
justificada.

> Qual direito é mais importante, o de manter fechadas as modificações
> que
> alguém fez, ou o de tod em s poderem usufruir de qualquer código?

Minha opinião: o direito da liberdade individual da pessoa poder
decidir o
que diabos quer fazer com as modificações que ela criou. Se quiser
vender
apenas, uma pena. Se quiser liberar de graça e contribuir pra um
projeto
open source, maravilha!

E;